Geral

Ondas de calor deixarão regiões inteiras inabitáveis nas próximas décadas, diz estudo

Regiões inteiras do mundo se tornarão inabitáveis nas próximas décadas devido às ondas de calor, que se tornarão mais frequentes e intensas. O alerta foi feito pela ONU e pela Cruz Vermelha nesta segunda-feira (10).

Menos de um mês antes da COP27, que será realizada em novembro no Egito, a ONU e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) instaram, em um relatório conjunto, a se preparar para as ondas de calor futuras e assim evitar um grande número de mortes.

As organizações indicaram que, dada a atual evolução do clima, “as ondas de calor podem atingir e ultrapassar [os] limites fisiológicos e sociais” dos humanos nas próximas décadas. Isso ocorrerá principalmente em regiões como o Sahel e sul e sudoeste da Ásia.

A situação provocará “sofrimento em grande escala e perda de vidas humanas, movimentos populacionais e agravamento das desigualdades”, alertaram as organizações. De acordo com o documento, em quase todos os territórios em que há estatísticas disponíveis, as ondas de calor constituem o perigo climático mais mortal.

Todos os anos, milhares de pessoas morrem pelas ondas de calor. O fenômeno se tornará cada vez mais mortal à medida que as mudanças climáticas se acentuam, segundo Martin Griffiths, chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e Jagan Chapagain , secretário-geral da FICV.

O relatório lembra que a onda de calor que atingiu a Europa em 2003 deixou mais de 70.000 mortos e que a onda de calor que a Rússia viveu em 2010 matou mais de 55.000 pessoas.

De acordo com o documento, os especialistas esperam que as taxas de mortalidade ligadas ao calor extremo sejam muito altas, “comparáveis, em magnitude, a todos os cânceres até o final do século”.

Fonte: Correio do Povo

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

19 minutos ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

2 horas ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

2 horas ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

2 horas ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

3 horas ago

This website uses cookies.