Geral

Oito pessoas são presas em operação no combate ao golpe dos nudes, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Nesta quarta-feira (13/12), a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de São Sepé deflagrou a Operação Nuditas, a fim de combater os crimes de extorsão e associação criminosa na cidade de São Sepé. Foram cumpridas 14 ordens judiciais, sendo oito mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Charqueadas e no estado de Santa Catarina.

Dentre os oito presos, cinco foram localizados no estado do Rio Grande do Sul (quatro na cidade de Porto Alegre e um em Charqueadas) e três no estado de Santa Catarina (um em Florianópolis, um em Joinville e um em São Cristóvão). Durante a ação, foram apreendidos telefones celulares utilizados para a prática dos golpes.

Foto: Divulgação

A investigação desenvolvida pela Seção de Investigação da Delegacia de Polícia de São Sepé teve início no ano de 2021. A partir da ocorrência registrada pela vítima residente em São Sepé, a investigação apurou que a associação criminosa extorquia vítimas através do vulgarmente conhecido “golpe do nudes”, onde os criminosos se passavam por delegados de polícia, promotores de justiça e falsificavam documentos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias, com falsas perícias para coagir as vítimas a realizar pagamentos para que não fossem supostamente presos.

O referido golpe consistia, inicialmente, na criação de perfis falsos de garotas, que faziam amizades com homens, empresários, profissionais liberais, e que trocavam imagens nuas por aplicativos de mensagens. Posteriormente, vinha ao caso o pai da suposta menor que exigia valores para não levar o caso à polícia e imprensa. Após, vinham falsas autoridades para fazer acordos para não persecução penal, exigindo então valores que eram depositados em contas de familiares e de laranjas.

Segundo a Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP/São Sepé, os criminosos chegaram, inclusive, a simular o suicídio de uma menor e exigiam dinheiro para pagar funeral, em troca de não expor a vítima à polícia, imprensa e sociedade. A organização criminosa movimentou mais de um milhão de reais em golpes no RS, além de terem adquirido carros de luxo e apartamentos em praias no RS e em SC.

Todos os presos possuem antecedentes policiais e serão recolhidos ao Sistema Prisional do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A ação contou com apoio de agentes policiais da 2ªDIN/Denarc da PC/RS, Deic/SC, além dos agentes da 3ª DPRI (Deam, DPICOI e Sipac). ‎

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

26 minutos ago

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

1 hora ago

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…

1 hora ago

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

2 horas ago

Caxias define programação de viagem para enfrentar o Figueirense

Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)

2 horas ago

Juventude marca jogo-treino diante do Glória para observar reservas

Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional

2 horas ago

This website uses cookies.