Geral

Oito abigeatos já foram registrados nos primeiros meses de 2022 em Caxias do Sul

Os moradores do interior de Caxias do Sul vem reclamando com frequência, nas últimas semanas, de crimes de abigeato. As principais reclamações vieram da região de Vila Oliva e do Apanhador.

De acordo com informações da Brigada Militar e Polícia Civil houve nestes três primeiros meses do ano, oito casos de abigeato. Ao longo de todo o ano de 2021, foram 40 casos, no mesmo período ocorreram sete crimes, um a menos que neste ano. Os crimes que estão em investigação neste momento, ocorreram em Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí, Vila Seca, Criúva e Apanhador.

A capitã Claudia Nara Maldaner, da Patrulha Rural do 12º Batalhão de Polícia Militar, relata que o número de ocorrências estão dentro da normalidade para o período. Ela reforça a importância do registro para que os criminosos possam ser localizados.

“Normalmente a ocorrência de abigeato é na madrugada, nos horários mais avançados da noite e sim são em localidades mais distantes. Mas justamente ai eu friso, mais uma vez, a importância de se fazer o registro da ocorrência, para nós termos mapeado os locais onde estão ocorrendo esses delitos. Porquê pode ser que de fato estejam ocorrendo mais delitos do que a gente tem conhecimento, só que nós nos baseamos hoje, pelo que está no sistema. Então é feito um levantamento, onde são os locais que estão ocorrendo esses crimes e o policiamento é direcionado nesse sentido. O que pode estar acontecendo é que as pessoas não estão fazendo o devido registro”.

O Delegado Edinei Albarello, da 3ª Delegacia de Polícia, a qual investiga os casos, destaca que estes crimes são furtos de pequenas quantidades, 1 a 2 animais, e feitas por mais de uma pessoa. Ele comenta também da dificuldade de encontrar os criminosos.

“A orientação que nós damos a esses proprietários do interior é que sempre quando possível, verificar algum veículo suspeito, na região. Mesmo durante o dia que não se costuma ter muito trânsito de veículos nesses locais, tentar identificar modelos, para que a gente consiga ter algum indicativo e ai sim partir para uma investigação com mais detalhes. As grandes dificuldades que ocorrem é justamente essas, porquê os furtos se dão na grande maioria no período noturno e ninguém visualiza os suspeitos. Obviamente o furto não é cometido por uma única pessoa, porque tem que abater o animal, carregar essa carne pra dentro de algum veículo, de algum caminhão, e também desses animais vivos que são subtraídos, certamente tem que ter a participação de mais de um indivíduo para consumar esses delitos”.

Maldaner explicou que a Brigada Militar já está realizado desde o dia 09 de março, uma operação específica para os crimes de abigeato. Esta tem prazo indeterminado.

Em caso de crimes de abigeato em sua propriedade, a Brigada Militar orienta que faça a denúncia pelo 190, pela delegacia on-line ou ainda pelo Whatsapp da patrulha rural (54) 9 8414.1178.

As imagens a seguir foram registradas em uma fazenda de Vila Oliva.

Fotos: Especial Leouve

Paula Brunetto

Recent Posts

Deputado propõe oito audiências públicas sobre pedágios no RS

Encontros tem como objetivo debater o Bloco 2 do Programa de Concessões Rodoviárias do RS

5 minutos ago

5 erros na rega do cominho que afetam o sabor e a colheita

O cominho é uma daquelas plantas aromáticas que fazem toda a diferença na cozinha, mas…

44 minutos ago

Como fazer a dália florescer o ano inteiro com 5 cuidados simples

As dálias são flores que impressionam com suas cores vibrantes e formatos geométricos quase perfeitos.…

48 minutos ago

Diretoria da OAB Caxias do Sul é empossada em cerimônia festiva

Foram empossados diretoria, conselheiros e delegados subseccionais para triênio 2025/2027

1 hora ago

Morre, aos 84 anos no Rio de Janeiro, a cantora Nana Caymmi

Nana estava internada desde agosto do ano passado para tratar de uma arritmia cardíaca

2 horas ago

RS registra 20% de alta em pedidos de demissão

O dado reflete uma tendência crescente de profissionais que buscam melhores condições e novas perspectivas…

2 horas ago

This website uses cookies.