Geral

Obras do novo Canil Municipal de Caxias do Sul estão previstas para o início de 2023

As negociações do novo terreno, onde será construído o Canil Municipal de Caxias do Sul, estão de vento em popa. A primeira permuta já foi oficializada e aprovada pela Câmara de Vereadores, ainda em 18 de julho. Entretanto, a documentação é burocrática e por isso, as obras estão previstas para começar em 2023.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou negociações com o proprietário de uma grande área na Linha Luciana, Colônia Sertorina, próximo à Estrada dos Romeiros, entre Caxias do Sul e Farroupilha. O total do terreno é 20 hectares, contudo, a permuta foi de 50 mil metros quadrados (5 hectares), onde será o novo Canil, por um terreno da prefeitura localizado no bairro Santa Lúcia, em Caxias. O terreno, segundo o secretário de Meio Ambiente, João Osório, estava ocioso na área urbana do município, correndo o risco de ser invadido.

” Uma área 2 mil metros quadrados, localizada no bairro Santa Lúcia, estava ociosa pelo município, com risco de invasões, foi trocada por 5 hectares, onde condições de acolher o novo canil. As duas partes saíram ganhando, porque o empreendedor pode usar, é menor a área mas é urbana, da pra fazer um empreendimento. E, nós fazemos o canil, o atual tem 1,7 hectares, então é bem maior e a gente poderá dispor melhor os animais, numa área com mais espaços e construção mais moderna.”

Após a aprovação unanime pelo legislativo, criando o projeto de lei 83/2022, é necessário fazer uma nova escritura, desmembrando os 5 hectares permutados, dos demais que o proprietário tem. Por isso, segundo Osório, a expectativa é que as obras de construção civil, no novo espaço, comecem apenas no início de 2023.

“Eu acredito que as negociações vão até o final do ano e a partir do ano que vem a gente começa a trabalhar com a questão da construção civil, propriamente dito. O próximo passo é colocar o projeto em execução e partir para uma segunda permuta. O atual canil é uma área muito nobre, mas não é adequada para um canil e sim para empreendimentos mobiliários. Tem uma empresa do lado que demonstrou interesse e deverá comprar a área do atual canil e trocar pela construção do novo”.

Além do Canil, o mesmo espaço sediará o Parque de Proteção Animal, onde vai recolher animais de grande porte e também permitir que a prefeitura use como reposição ao meio ambiente. A área está a 8,3 quilômetros da região central da cidade e a 780 metros da Estação de Tratamento (ETE) Samuara, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o que, facilita no manejo de efluentes, gerados na limpeza das baias. (Câmara de Vereadores).

Proximidades do novo Parque de Proteção Animal

Paula Brunetto

Recent Posts

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

54 minutos ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

2 horas ago

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

3 horas ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

4 horas ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

5 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

5 horas ago

This website uses cookies.