Geral

“O Rizzo pede socorro”: diz morador durante encontro com vereadores em Caxias do Sul

Ocorreu na noite desta quinta-feira (30), a 3ª edição do projeto “Câmara Vai aos Bairros” em Caxias do Sul. Desta vez os parlamentares foram até o Salão da Paróquia São José, no bairro Desvio Rizzo. Dos 23 vereadores, apenas 12 estiram presentes. Na ocasião, 23 moradores da região pediram a palavra logo após a apresentação de cada parlamentar participante.

Entre as demandas da comunidade, as principais reivindicações foram as vias esburacas, com destaque para a Rua Sol Nascente, conhecida como “Rua da Vergonha”. Também entraram em pauta o telhado de uma escola da região prestes a ceder e, por conta da segurança, foi questionado a ausência de policiamento nas ruas do Rizzo. Vale destacar que quase 200 pessoas participaram da 3ª edição do projeto.

Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

Os moradores questionaram a situação do telhado do refeitório da Escola Estadual Alexandre Zattera, que está prestes a cair, colocando estudantes e professores em perigo, relataram. “Não adianta vim aqui falar porque, quando meus filhos se formarem, estará a mesma coisa. Não é uma goteira (que existe no teto), mas uma cachoeira”, lamentou Carla Márcia Freitas. Mãe de aluno e professora na instituição de ensino localizada no bairro Desvio Rizzo, juntamente com outras mães, a docente ergueu uma faixa, indagando: “Onde está a reforma do telhado?”. Antes dela, foi Joel Moraes, pai de estudante da instituição que levantou a voz para pedir urgência na obra. “É uma vergonha o teto do refeitório da escola quase caindo. O Rizzo está pedindo socorro”, afirmou, recebendo concordância de Ademar dos Santos.

Em termos de formulários com registro de reivindicações e sugestões, o Legislativo recebeu 31 ao longo do encontro conduzido pela presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa/PT.

A presidenta Denise Pessôa acompanhou as manifestações e explicou que todas as demandas serão remetidas aos órgãos competentes e que cabe a eles a decisão de atendê-las ou não. “A Câmara não tem poder de execução, mas estamos junto com vocês para reivindicar e dar força no sentido de que as melhorias aconteçam”, frisou a presidenta. Denise comunicou que está prevista para o dia 6 de julho a entrega ao Executivo municipal do relatório desta edição e também do relatório da segunda edição do Câmara Vai aos Bairros, que ocorreu na região do Serrano, em 2 de junho.

Além de Denise, integram a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa (2º secretário).

Juntamente com Denise, no encontro desta quinta-feira à noite, marcaram presença os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Tatiane Frizzo/PSDB, Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa, Zé Dambros/PSB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PATRIOTA e Wagner Petrini/PSB.

Não estiveram presentes os vereadores:
Rafael Bueno/PDT
Maurício Marcon/Podemos
Maurício Scalco/Novo
Alexandre Bortoluz – Bortola/PP
Elizandro Fiuzza/Republicanos
Felipe Gremelmeyer/MDB
Gilfredo de Camillis/PSB
Juliano Valin/PSD
Marisol Santos/PSDB
Ricardo Daneluz/PDT
Velocino Uez/PTB

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. A terceira no Desvio Rizzo (30/06). E as próximas estão previstas para: 28/07 (no Salão do bairro Cruzeiro), 11/08, 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Ao todo, serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.

O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.

Acompanhe a matéria em vídeo da 3ª edição do “Câmara Vai aos Bairros” no Desvio Rizzo

*Com apoio nas informações da assessoria da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Wellington Frizon

Recent Posts

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

6 minutos ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

35 minutos ago

Homem é preso com cocaína e maconha em São Marcos

Indivíduo, de 32 anos, foi detido em flagrante com 26 porções de drogas

60 minutos ago

Três pessoas são presas por porte ilegal de arma e jogos de azar em Caxias do Sul

Ações ocorreram no Kayser e no Centro; armas, munições e máquinas caça-níqueis foram apreendidas

2 horas ago

Atacante sofre fratura na mão e vira desfalque para o Inter

Técnico Roger Machado perde mais um jogador para o setor ofensivo

2 horas ago

Técnico Júnior Rocha poderá repetir time titular em segundo jogo à frente do Caxias

Contra o Figueirense, escalação pode ser a mesma que iniciou diante do Guarani

2 horas ago

This website uses cookies.