O primeiro grande desafio do trabalho voluntário organizado é compatibilizar um tempo para a atividade. A frase supracitada é do presidente da ONG Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, Nelço Tesser, exteriorizada durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira, dia 4. A ocasião também celebrou o Dia Internacional do Voluntário, comemorado neste dia 5 de dezembro.
Presente em Caxias do Sul desde 1999, a Parceiros Voluntários conta hoje com 2.600 voluntários mobilizados, oito escolas participantes do Projeto Tribos, 62 organizações sociais conveniadas e 34 empresas voluntárias, beneficiando 15 mil pessoas com suas ações. De acordo com o presidente, a missão da entidade é fazer com que esses beneficiados se desenvolvam para o amanhã. “Fazer ações em prol de quem necessita mais que você, e que amanhã, ao invés de estarem precisando de ajuda, ajudem os outros”, idealiza.
Porém, para Tesser, o maior desafio do voluntariado é conseguir dedicar um tempo organizado para a atividade, já que as crianças criam vínculos com os voluntários. “O grande desafio é você ser voluntário por um grande período. A criança cria uma afinidade com a pessoa, e se ela vai um mês e desaparece, gera um problema. Então, além de educar e preparar os voluntários, o nosso grande trabalho é também conscientizá-los de que tem que ser por um longo tempo”, revela.
Além desta dificuldade, a ONG enfrenta barreiras financeiras e de conscientização. “A sociedade não compreende que é preciso liberar o cidadão para que ele preste o serviço voluntário. Para o próximo ano, vamos focar mais em preparar, dar condições e conhecimentos às entidades, a fim de que elas saibam administrar melhor seus voluntários e aproveite bem todos os recursos que ele tem”, ressalta Nelço Tesser.
O evento também contou com a apresentação do Coral Herdeiros do Futuro, da Associação Criança Feliz. Além disso, as empresas mantenedoras e apoiadoras foram agraciadas pelo respaldo realizado à ONG, e na oportunidade, receberem uma escultura desenvolvida artesanalmente pelos alunos da Escola Marianinha de Queiroz.
Foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso dos produtos…
Decisão leva em consideração a idade e os problemas de saúde do ex-presidente Fernando Collor
Você está voltando para casa e, de repente, um vulto peludo e cambaleante cruza a…
Os salários iniciais variam de R$ 7.605,31, para os aprovados do nível médio, a R$…
Silenciosas, imponentes e envoltas em mistério, as corujas são visitantes inesperados que, de vez em…
A cena é comum: você termina o jantar, lava a louça e, antes de dormir,…
This website uses cookies.