Fotos: Sd Joel /12º BPM
Com perfil de liderança o Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas está assumindo o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), ele terá a companhia do Major Flori Chesani Junior, como subcomandante. Na última quarta-feira (5) eles receberam a reportagem do Portal Leouve, e falaram dos objetivos e da atual situação da segurança pública em Caxias do Sul.
O Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas exaltou o trabalho desenvolvido no batalhão, destacando a estrutura física do espaço, além da qualificação da troca. Ele comentou que a prioridade é aprimorar a integração das atividades com as demais forças de segurança da cidade, para amenizar a situação de conflito nas áreas que registram maior incidência de crime, provocados na grande maioria pelo envolvidos com tráfico de drogas e facções criminosas.
O novo comando também confirmou que pretende num curto prazo retornar com o projeto do policiamento comunitário, com prioridades para a instalação de unidades nos distritos e nos bairros mais afastados da área central. O Tenente Coronel Ricardo de Vargas afirma que muitas localidades já possuem as estruturas físicas, assim podem ser firmadas parcerias para aquisição de viaturas e a corporação disponibilizando os militares.
A cerimônia oficial de formatura da passagem do comando deve ocorrer no dia 18 de abril, na sede do 12º BPM, em Caxias do Sul.
Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas – comandante
Vargas, possui 46 anos de idade e 28 anos de trabalho dedicada à corporação, atualmente era o Subcorregedor-Geral da Brigada Militar. Filho de militar, ele é natural de Porto Alegre, mas foi criado em Caxias do Sul, onde formou-se pela Universidade de Caxias do Sul. Já fora da cidade concluiu suas especializações em Segurança Pública, Polícia Judiciária Militar, entre outras formações no Brasil, junto à Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, e também no exterior, a maioria voltadas na área da Inteligência e Contrainteligência. O oficial já havia atuado no 12º BPM, onde comandou o Pelotão de Choque, Patres e a COE, pelotões especiais estes que expiraram e marcaram com suas exitosas ações boa parte da geração que hoje integra a BM.
Major Flori Chesani Junior – subcomandante
Já Chesani, o novo subcomandante, possui 44 anos de idade, destes 25 atuando na Brigada Militar. Natural de Cruz Alta, o oficial também é formado pela UCS, hoje Mestre em Direito, possui diferentes especializações, e entre os diversos cursos destaca-se o de Operações de Inteligência, e o de Multiplicador Polícia Comunitária, feito em Tokyo no Japão. Nos bastidores de grandes operações policiais, que já deram inclusive projeção internacional para atuação da BM na Serra, o oficial chefiou por anos a Agência Regional de Inteligência, com responsabilidade territorial por 66 municípios da Serra. Ele também já esteve no 12º BPM como Chefe de Recursos Humanos, Logística e Patrimônio, bem como na corregedoria local e regional.
A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…
Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…
A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…
Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…
Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…
Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…
This website uses cookies.