Geral

Novo ciclo de instabilidade com fortes chuvas atinge o RS, diz MetSul

Um novo ciclo de instabilidade, com chuva volumosa e temporais isolados, tem início na manhã desta quarta-feira (11) no Rio Grande do Sul e vai atingir os três estados do Sul do Brasil até amanhã. A previsão é da MetSul Meteorologia.

Segundo o serviço meteorológico, a chuva preocupa pelos rios ainda altos e enchentes em diversas cidades, especialmente em Santa Catarina. Nuvens carregadas começaram a se formar ainda na madrugada desta quarta nas províncias argentinas de Misiones e Corrientes. A nebulosidade cresceu com grande desenvolvimento vertical e começou a ingressar no Rio Grande do Sul pela Fronteira Oeste e o Noroeste do estado.

No começo da manhã desta quarta, as nuvens carregadas aumentavam rapidamente no Rio Grande do Sul e já cobriam grande parte do Noroeste do estado, onde provocavam chuva e raios. Chovia forte, conforme a MetSul, em pontos da região do município de Santo Ângelo. O sol aparecia no começo da manhã ainda em diversas cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade aumenta muito no decorrer da manhã com o avanço das áreas de instabilidade a partir do Oeste.

A chuva toma conta do estado e atinge todas as regiões ao longo do dia, e será moderada a forte em vários locais do Centro para o Norte gaúcho. Porto Alegre já pode ter chuva no final da manhã, mas a instabilidade é mais provável na capital da tarde para a noite de hoje, quando não se descarta chuva por vezes moderada a forte na área metropolitana da capital com algumas trovoadas.

A imagem de satélite das 8h da manhã desta quarta do GOES-16 mostrava a mudança do tempo em curso no Rio Grande do Sul com muitas nuvens avançando pelo estado e nebulosidade de grande desenvolvimento vertical, capaz de gerar chuva forte, atuando no Noroeste gaúcho.

Imagem: MetSul Meteorologia

Será o terceiro episódio de chuva com altos volumes neste mês até agora no Sul do Brasil e consequência de uma frente fria. A instabilidade tende a ser mais intensa do Centro para o Norte gaúcho, especialmente da tarde para a noite. A chuva, por vezes, pode ser moderada a forte com pancadas isoladamente torrenciais de duração curta.

São esperadas trovoadas na Metade Norte com maior incidência de raios no Noroeste gaúcho. Não é situação de alto risco de tempo severo, segundo a MetSul, mas a frente fria pode trazer temporais isolados. O maior risco é granizo, apesar da possibilidade de vendavais localizados. A região com maior potencial de temporais será o Noroeste gaúcho.

Os volumes de chuva devem ser baixos na Metade Sul, já que a máxima atividade frontal deve se concentrar na Metade Norte, onde os acumulados na soma de hoje e amanhã devem ficar acima de 50 mm em muitas cidades com marcas até de 100 mm ou mais em alguns pontos, o que se espera também em diversas áreas de Santa Catarina. É o que mostra a projeção de chuva do modelo Icon atualizada no começo desta quarta.

A chuva poderá fazer com que rios que vinham baixando voltem a subir e ainda poderá causar alagamentos em algumas cidades. Com o solo saturado pelas recentes precipitações, o novo episódio de chuva pode levar a deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Preocupa, principalmente, a situação em Santa Catarina.

O estado registra 136 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes desde a última semana. O número de cidades em situação de emergência se manteve em 89. Os dados estão no relatório da Defesa Civil atualizado às 18h de ontem.

Fonte: MetSul Meteorologia

 

Luca Roth

Recent Posts

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Conceição, em Bento Gonçalves

Com o suspeito, os policiais encontraram 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois…

1 hora ago

Metsul alerta para risco de semana com chuva excessiva e temporais no RS

Quarta, quinta e sexta são os dias em que o tempo pode ficar mais severo

2 horas ago

GM prende 44º foragido este ano em Caxias do Sul

Em outra ação, também no sábado, a GM prendeu uma mulher por tráfico de drogas…

3 horas ago

Na Arena, Grêmio vence Santos por 1×0 e sai do Z-4

Na estreia de Mano Menezes na Arena, Christian Oliveira fez o gol da vitória do…

3 horas ago

Bolsonaro tem alta após três semanas internado

Procedimento cirúrgico de Jair Bolsonaro envolveu a retirada de aderências no intestino e a reconstrução…

4 horas ago

Inscrições para cursinhos populares do MEC vão até 6 de maio

Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro

5 horas ago

This website uses cookies.