Geral

Nova ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã ainda é projeto distante

No último final de semana, a ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã ficou novamente interditada. A situação f0i registra em, pelo menos, quatro oportunidades apenas em 2022. Nesta segunda-feira (20), o local já está liberado para passagem de veículos.

Ao longo do outono deste ano a Serra Gaúcha tem registrado diversos dias com chuvas. As precipitações, naturalmente, elevam o nível dos rios das região. Por conta deste efeito, a ponte que liga Bento Gonçalves a Cotiporã sobre as águas do Rio das Antas fica submersa. Esta passagem é a forma mais rápida que os moradores das duas cidades têm para ir de um lado ao outro. A outra alternativa, usada quando as chuvas intensificam, é a BR-470, indo até Veranópolis. Este trajeto aumenta significativamente o tempo de deslocamento.

Com a alta das chuvas, desde o início de maio a ponte ficou interditada e/ou submersa em quatro ocasiões. Uma consequência da elevação do Rio das Antas é o dano causado às cabeceiras da ponte. Quando a água baixa, a prefeitura de Cotiporã e a de Bento Gonçalves precisam ir até o local para fazer trabalhos de reparo.

Alternativa via BR-470 e RS-359

Quando a ponte fica submersa e a trafegabilidade é comprometida, uma das alternativas para os condutores é utilizar a BR-470. De Bento Gonçalves deve-se ir a Veranópolis e depois acessar a RS-359 até Cotiporã. Este trajeto é cerca de uma hora mais distante entre as cidades.

Nova ponte é demanda antiga

Diante da situação leitores do Portal Leouve indagam sobre a possibilidade da construção de uma nova ponte. Uma estrutura que tenha elevação maior e, desta forma, não seja interditada quando as chuvas aumentam o nível do Rio das Antas. A equipe de reportagem procurou o prefeito de Cotiporã, Ivelton Zardo, para saber se a cidade já planeja tal obra.

Conforme o gestor, uma nova ponte já é uma demanda antiga, porém, ainda é um projeto inicial e distante. “Hoje possuímos uma ponte que encontra-se por [por ano] três, quatro ou mais vezes a submersa. Mas também que está com sua estrutura a bastante defasada e praticamente condenada. Estamos sim pensando em um projeto futuro com a construção da nova ponte. A gente sabe que não é um projeto simples, há um valor grande de recursos e estamos na fase inicial de estudos.” destacou.

Para o avanço deste projeto, o município está buscando auxilio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). O órgão, segundo o prefeito Zardo, auxiliará na fase de estudos para que seja encontrado o melhor local de construção da nova ponte. Desta forma, depois que esta parte for concluída, uma união de esforços entre os municípios da região deverá acontecer para possibilitar a criação da estrutura.

A estrutura atual

Conforme Remi Enricone, que trabalhou na construção da ponte que liga Bento Gonçalves e Cotiporã, a estrutura começou a ser feita no dia 13 de julho de 1974. Entretanto, a inauguração aconteceu apenas oito anos depois, em 1982. E, desde então, a população convive com a impossibilidade de utilizar a ponte quando as chuvas se intensificam e elevam o nível do Rio das Antas.

Günther Scholer

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

2 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

3 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

4 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

4 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

5 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

6 horas ago

This website uses cookies.