Geral

“Nenhum ser vivo vive sem água na face da terra”, declara Sindiágua-RS sobre possível privatização da Corsan

Visando a permanência da água no setor público do Rio Grande do Sul, entidades se mobilizam no dia 28 de junho para fortalecer o ato “RS pela Água”, uma luta contra a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O movimento ocorrerá em Porto Alegre.

O Projeto de Lei 211/2021 foi autorizado na Assembleia Legislativa em agosto de 2021, onde permite que o governo de plantão no Palácio do Piratini inicie o processo de privatização da Corsan, a qual atualmente, oferece os serviços totalmente de forma pública. No mandato de Eduardo Leite, ex-governador do Estado, a privatização foi defendida como “processo de modernização no RS”. A proposta recebeu 33 votos favoráveis e 19 contrários.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto do RS, Arilson Wünsch, amplia a posição contrária do sindicato em relação à privatização e o que isso impactaria na sociedade gaúcha. “Nós sabemos que, uma vez privatizado, a água virará uma mercadoria. E dentro disso será algo de lucro, e é algo que não queremos, pois entendemos que a sociedade gaúcha, a sociedade brasileira, ela vai sofrer muito no momento em que a água for privatizada e, certamente, elas não terão acesso à água. Eu até diria que, pessoas que ganham abaixo de R$ 4, R$ 5 mil, vai ter muita dificuldade de pagar a água, pois ela vai se tornar uma mercadoria que vai ser regida pelo mercado internacional, que são empresas internacionais que estão de olho na nossa água.”

Arilson declarou também que esse é um grande desafio, pois seria necessário pedir ao atual governador Ranolfo Vieira Júnior para suspender a tentativa de privatização da água no RS.

O RS pela Água realizará o ato que está programado para ocorrer no dia 28 de junho, em Porto Alegre, na rua 24 de Outubro, em uma caminhada até a Corsan e após, na Assembleia Legislativa. Arilson Wünsch faz o convite à comunidade para se unir à mobilização, mesmo que seja de outras regiões abrangidas pela Corsan. “Estamos convidando a sociedade em geral, a todos e todas que puderem estar em Porto Alegre conosco para engrossar esse nosso ato no dia 28. Onde tem Corsan é só ir até ela e conversar com o pessoal para se organizarem com caronas para esse movimento. Contamos com o máximo possível de pessoas para que a gente chame a atenção da sociedade gaúcha para esse momento importante que nós estamos vivendo”.

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

5 minutos ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

45 minutos ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

1 hora ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

2 horas ago

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

3 horas ago

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…

3 horas ago

This website uses cookies.