A cultura de inovação mantida e fomentada pela Meber Metais ganhou um novo momento de destaque nesta semana. A convite do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), a companhia apresentou, na quarta-feira, dia 2, seu engajamento na Indústria 4.0 para convidados da 28ª edição da Mercopar, feira realizada em Caxias do Sul.
Durante o evento, o diretor Marcio Chiaramonte abordou sua experiência neste novo conceito de gestão e operacionalização dos negócios, e como a empresa tem se posicionado frente à necessidade de ampla modernização do processo produtivo. Mais do que avançar em termos de desenvolvimento de produtos e de competitividade no mercado, a Meber busca de forma constante a inserção de novas práticas na rotina fabril, que permitam alcançar resultados positivos amparados na sustentabilidade e na adoção de novas tecnologias.
Cerca de 40 visitantes do espaço do APLMMeA no evento acompanharam a explanação, que durou aproximadamente 30 minutos. Na ocasião, também se manifestaram sobre o tema Eldemar Neto, da equipe de TI da Meber, que falou sobre o cenário atual e os desafios a serem encarados no futuro; e Leonardo Piveta, engenheiro da startup Sêculor, parceira da empresa em um projeto de Controle de Produtividade com IoT (sigla de “Internet of Things” – em português, “Internet das Coisas”), dentro do Programa Conecta Startup Brasil.
QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Internet das Coisas é a grande propulsora da chamada Quarta Revolução Industrial, com uma premissa de conectar de forma cada vez mais profunda máquinas, sistemas e pessoas. Ao mesmo tempo em que propõe uma descentralização dos procedimentos de produção industrial e logística, ela também projeta a proliferação e a interconexão de dispositivos inteligentes em todas as fases do processo.
À IoT, nesta fusão dos mundos físico, digital e biológico, unem-se outras ferramentas imprescindíveis como Manufatura Aditiva (Impressão 3D), Inteligência Artificial, Biologia Sintética e Sistemas Ciber-Físicos. Segundo levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil a partir da migração para o modelo 4.0 é de, no mínimo, R$ 73 bilhões.
CONECTA STARTUP BRASIL
A Meber Metais é uma das 50 empresas nacionais, quatro delas gaúchas, convidadas para integrar o Conecta Startup Brasil, que tem por objetivo garantir fomento ao empreendedorismo e estímulo à inovação aberta. O principal enfoque da iniciativa é colocar startups que buscam o fortalecimento de suas ações diante de empreendimentos já consolidados, criando um ambiente favorável à interação e à troca de conhecimentos e, inclusive, a novos negócios.
No final de agosto, a Meber já havia apresentado seu case na etapa Porto Alegre do Programa, que circulou pelo país em circuitos intitulados Semanas Imersivas. A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…
Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…
O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…
O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…
As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…
Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…
This website uses cookies.