Geral

Na Argentina, Milei quer reduzir maioridade penal para 13 anos

Após sua primeira vitória legislativa com a aprovação da Lei de Bases, o presidente da Argentina, Javier Milei, enviou ao Congresso uma nova proposta de lei que visa reduzir a maioridade penal de 16 para 13 anos. A iniciativa, anunciada nesta sexta-feira pelos ministérios da Justiça e da Segurança, promete gerar um intenso debate no país.

De acordo com o comunicado do Ministério da Justiça, a nova legislação pretende combater o crescente problema da criminalidade juvenil. “É de conhecimento público que o crime organizado se aproveita de crianças e adolescentes para cometerem delitos sem restrições, evitando assim a responsabilidade penal”, afirmou o ministério.

O projeto de lei estipula que menores de 13 a 18 anos cumprirão suas penas em “estabelecimentos especiais ou seções separadas de estabelecimentos penitenciários, sob a direção de pessoal qualificado”. A pena máxima para esses jovens não deve ultrapassar os 20 anos. Além disso, a partir de dois terços da pena cumprida, o tribunal poderá aplicar medidas alternativas, que ainda não foram especificadas pelo governo.

Para penas de três a seis anos, se não houver morte de vítima, violência física ou psíquica grave, lesões gravíssimas e se o menor não for reincidente, a pena pode ser substituída por medidas como advertência, proibição de dirigir, proibição de sair do país, prestação de serviços comunitários e monitoramento eletrônico.

Sob o conceito de “Critério de Oportunidade”, o promotor poderá dispensar “total ou parcialmente da ação penal” se a pena for inferior a seis anos e não houver outras circunstâncias agravantes, como a morte da vítima ou lesões gravíssimas.

Um dos pontos mais controversos da proposta refere-se aos menores de 13 anos. Nos casos de menores não imputáveis, o juiz investigará a existência e as circunstâncias do ato ilícito e a suposta intervenção de terceiros. Será realizada uma avaliação psicológica e um relatório ambiental. Em situações de risco de reincidência, o juiz poderá ordenar a internação do menor para sua readaptação social.

Argentina

Cristiano Gauer

Recent Posts

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

17 minutos ago

Famílias que perderam imóvel em função das enchentes em Caxias do Sul terão isenção de ITBI

A proposta facilita a regularização das moradias e a transferência de imóveis em programas do…

25 minutos ago

Durante debate em Farroupilha, vice-reitor da UFRGS estima que campus na Serra deva contemplar até 600 estudantes

No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos

55 minutos ago

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

2 horas ago

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

2 horas ago

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

2 horas ago

This website uses cookies.