Foto: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante
Desde o ano passado, a equipe do Museu do Imigrante está realizando pesquisas relacionadas ao projeto “Laços Patrimoniais: Construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves”, com o objetivo de atualizar o inventário dos bens materiais do município, sendo que o último foi feito em 1994.
A museóloga do Museu do Imigrante, Deise Formolo, observa que o contexto da pandemia alterou a forma de execução das atividades do projeto.
“Inicialmente toda a construção de atualização do inventário aconteceria em rodas de conversas presenciais nas comunidades. No entanto, visando à preservação da saúde das pessoas e respeitando as medidas de distanciamento social, foi optado por realizar entrevistas individuais e relacionar os relatos com as pesquisas documentais históricas e arquitetônicas”.
Do segundo semestre de 2020 até o mês de fevereiro de 2021 foram realizadas pesquisas documentais com diversas instituições como o Arquivo Histórico Municipal de Bento Gonçalves, Biblioteca Pública Castro Alves, Sexto Batalhão de Comunicações do Exército, em Bento Gonçalves, Batalhão Ferroviário de Lages, Arquivos Público de Caxias do Sul, Museu do Imigrante de Bento Gonçalves, Arquivo de Monte Negro, Arquivos da Paróquia São Roque, Acervo do Ponto de Cultura do Vale dos Vinhedos e contato com alguns acervos privados.
Na pesquisa arquitetônica, destacou-se a participação das estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, viabilizada pela realização dos estágios curriculares obrigatórios, orientados pela Professora Margit Arnold e supervisionados pela Arquiteta do Museu do Imigrante, Cristiane Bertoco.
As estudantes que participaram foram: Carina De Cesaro, Cindia Cristina Torres Müller e Laura Gaddo Dal Mas, que estudaram, respectivamente, os sítios da Comunidade São Miguel, no Distrito de São Pedro, São Valentin, no Distrito de Tuiuty e Linha Eulália Baixa, no Distrito de Faria Lemos.
Em diálogo, a equipe do projeto efetivou 18 saídas de campo, quando foi possível reconhecer os locais de execução do projeto e conversar com os moradores, totalizando também 11 entrevistas coletadas.
Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…
Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…
O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…
O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…
As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…
Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…
This website uses cookies.