Geral

Municípios da Serra e Vale do Caí recebem relatório com mapeamentos de áreas de risco

O município de São Vendelino, na Serra Gaúcha, foi contemplado por um mapeamento de áreas de risco, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia. O relatório do mapeamento, publicado em fevereiro, faz parte de uma ação emergencial do SGB que visa servir como base para que os municípios adotem medidas de prevenção a desastres, protegendo a população diante de novos eventos climáticos extremos. As cidades de Feliz, Bom Princípio e São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, também foram contempladas.

A atividade iniciou ainda no ano passado, e a previsão é que, até o fim de 2025, a instituição atenda até 93 cidades cidades afetadas pelas enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul em maio de 2024. Ao todo, já foram disponibilizados 40 estudos.

Além de São Vendelino, outras 13 cidades gaúchas também receberam o serviço: Barra do Rio Azul, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Candelária, Colinas, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Nova Santa Rita, Passo do Sobrado, Ponte Preta, São João do Polêsine, Severiano de Almeida e Vera Cruz. Confira aqui a lista dos municípios que serão atendidos ao longo do trabalho.

“Os trabalhos estão avançados. Algumas cidades já estão na fase de levantamento de campo, enquanto outras já receberam relatórios apontando as áreas com alto e muito alto risco de deslizamentos e inundações”, explica Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do SGB.

Antonelli também destaca a preocupação com os municípios mais populosos e as regiões afastadas.

“As cidades mais densamente urbanizadas exigem maior atenção, mas é fundamental ressaltar que, nos pequenos municípios, infelizmente, muitas tragédias ocorreram devido a deslizamentos de terra, por exemplo”, alerta o pesquisador.

O mapeamento de áreas de risco realizado pelo SGB segue as diretrizes da Lei 12.608/2012, que estabelece a responsabilidade do governo federal em apoiar municípios e estados sem capacidade técnica para essa atividade, essencial para a prevenção e resposta a desastres.

Marina Tusset

Recent Posts

Mensagem do dia: Quem decide por mim?

Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo à uma banca de jornais...

8 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 30 de abril

Hoje é o Dia Internacional do JazzO santo do dia é São José Benedito Cotolengo.…

8 minutos ago

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

5 horas ago

Truque com casca de laranja para afastar formigas da cozinha naturalmente

Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…

5 horas ago

5 sinais de que sua moreia precisa de poda e solo drenado

Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…

5 horas ago

Como cultivar ora-pro-nóbis em vasos com 6 dicas que funcionam mesmo no calor

Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…

5 horas ago

This website uses cookies.