Imagem ilustrativa. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
A cidade de Travesseiro, no Vale do Taquiri, registrou seu primeiro óbito por leptospirose. Eldo Gross, de 67 anos, residente na localidade de Barra do Fão, faleceu devido à doença. O caso ocorre em meio às enchentes enfrentadas pelo Rio Grande do Sul desde o final de abril.
Além do óbito, outros três casos de leptospirose estão sendo monitorados. Segundo a Secretaria de Saúde local esses casos foram contraídos durante a recente enchente. O município tem alertado a população sobre os cuidados necessários no período pós-enchente para evitar doenças como leptospirose, hepatite e tétano. O município de Lajeado também tem 18 casos suspeitos de leptospirose sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.
A leptospirose é uma doença bacteriana que pode ser contraída através do contato com água ou lama contaminadas, causada pela bactéria Leptospira. Os sintomas incluem febre, dor no corpo, mialgia e dor nas panturrilhas. Qualquer pessoa que tenha tido contato com água de enchente e apresente esses sintomas deve buscar atendimento médico imediato. Os sintomas podem variar desde formas leves até quadros mais graves.
Sintomas iniciais (geralmente surgem de 2 a 30 dias após a exposição à bactéria):
Sintomas de formas mais graves da doença (ocorrem em alguns pacientes após a fase inicial):
Equipe colorada busca retomada das vitórias no Beira-Rio
Defesa grená deve ter mudança por opção do novo treinador
Equipe alviverde busca a primeira vitória fora de casa no Brasileirão
Célio Selmo Toebe, de 53 anos, estava cortando árvores no Travessão Paredes; ele estava sumido…
O sábado, 26, será de sol e temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, conforme…
>>Bento Gonçalves BELMIRA ZIEGLER GARCIA, 97 anos MARIA ELENA ZATA LANZARINI, 70 anos >>Carlos Barbosa…
This website uses cookies.