Geral

MP recomenda à Prefeitura de Caxias amplo acesso a informações sobre programas habitacionais

Na última quinta-feira (07/03), o Ministério Público em Caxias do Sul emitiu uma recomendação dirigida ao Município, representado pelo prefeito Adilo Didomenico, e ao Conselho Gestor do Fundo da Casa Popular (FUNCAP), exigindo a elaboração e a disponibilização pública dos relatórios de gestão do fundo.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Adrio Rafael Paula Gelatti, requer uma divulgação abrangente, com efetiva disponibilização no site da Prefeitura Municipal de Caxias, dos detalhes sobre acesso aos programas habitacionais, modalidades de obtenção de moradia, metas anuais de atendimento habitacional, recursos destinados e utilizados, especificados por fontes de origem, áreas alvo de intervenção, bem como os números e valores dos benefícios e financiamentos concedidos. Segundo o órgão, esta transparência visa permitir o acompanhamento e fiscalização das ações do FUNCAP pela sociedade, incluindo a divulgação das regras e critérios para acesso a moradias no âmbito do sistema de habitação social, com foco especial nas condições de concessão de subsídios.

Além disso, o promotor recomenda a realização e divulgação de audiências públicas e conferências para discutir e avaliar os critérios de alocação de recursos e programas habitacionais. Por fim, sugere o planejamento e o início efetivo da revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social, bem como a criação de um repositório de informações objetivas sobre a implementação do PLHIS no município.

O motivo dessa recomendação é a necessidade de corrigir falhas e omissões identificadas pelo Ministério Público em Caxias do Sul, incluindo a ausência de dados sobre a efetiva implantação do PLHIS. Adrio Gelatti ressalta que a redução de recursos aplicados nas políticas habitacionais impactou significativamente a produção de novas unidades habitacionais na última década, com grande parte dos recursos do FUNCAP sendo utilizados para aquisição de materiais de construção, soluções paliativas e atendimentos emergenciais.

O Ministério Público em Caxias do Sul acompanha essa questão por meio do Programa Morada – Moradia Adequada, com o objetivo de garantir a regularidade no funcionamento dos instrumentos dos Sistemas Municipais de Habitação de Interesse Social, incluindo o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e seus respectivos fundos e conselhos municipais.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Sepultamentos de domingo (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

9 minutos ago

Segunda (28) deve ser de sol e frio na Serra Gaúcha

A semana do trabalhador deve começar com temperaturas mais baixas e, também, tempo mais firme,…

9 minutos ago

Cozinha Viva: Lasanha de frango e espinafre

Lasanha de frango com espinafre: cremosa, fácil de fazer e perfeita para surpreender na refeição.…

39 minutos ago

Viva com Saúde – 28/04/2025 – Prótese de Mama com Recuperação 24 horas

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Prótese de Mama com Recuperação…

39 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 28 de abril

Hoje é o Dia da Educação e da SograO santo do dia é São Luiz…

1 hora ago

Mensagem do dia: Viver melhor

Pra viver melhor, não se preocupe. Se ocupe!

1 hora ago

This website uses cookies.