Geral

MP e Projeto Poesia de Rua realizarão ações envolvendo arte urbana em Caxias

Com recursos oriundos de termos de ajustamento de conduta ou acordos firmados pelo Ministério Público de Caxias do Sul, o Projeto Poesia de Rua reunirá o Vivacidade e o rapper Chiquinho Divilas para uma série de ações envolvendo arte urbana. A iniciativa, que acontecerá entre a rua Irma Valiera e o bairro Eusébio Beltrão de Queiroz, deve ser implementada no segundo semestre deste ano.

Segundo o Promotor de Justiça Adrio Gelatti, o Ministério Público tem a possibilidade de efetuar a reversão de medidas compensatórias por danos coletivos ao meio ambiente ou urbanísticos, especialmente quando envolvem indenizações pecuniárias, a entidades que atuem na cidade.

“O Poesia de Rua é um projeto inovador que propõe a ocupação de um espaço urbano hoje estéril por meio da arte, a ser realizada por artistas e grafiteiros locais, com intervenções artísticas e oficinas formativas. O objetivo é criar um ambiente que interligue o bairro Euzébio Beltrão de Queiróz ao centro da cidade, criando alternativa de movimentação entre essas diferentes tipologias urbanas e incentivando a população a se apropriar desse espaço. Assim, tem importância ímpar na criação de ambientes urbanos qualificados, trazendo cidadania aos moradores do Euzébio Beltrão de Queiróz e visibilizando suas carência”, destaca Gelatti.

Através da realização de oficinas de rima e rap, break dance e grafite, serão criados referenciais artísticos para uma intervenção poético-visual na área. Para esta atividade, grafiteiros serão convidados para criação de murais feitos nas empenas de prédios da Irma Valiera, onde também estarão as rimas e versos criados pelo moradores.

A equipe do Vivacidade será responsável pelo levantamento cartográfico do espaço, além de ações técnicas e de mobilização junto ao Poder Público e os moradores para uso do espaço da rua e das calçadas, durante a realização do processo de produção artística.

O presidente do Vivacidade, Tiago Fiamenghi, afirma que o objetivo é ocupar o espaço público com arte como forma de criar alternativas de movimentação de pessoas na rua Irma Valiera, integrando-a de forma mais efetiva aos bairros adjacentes, como o Beltrão de Queiroz e o São Pelegrino.

O rapper Chiquinho Divilas vai articular a mobilização da comunidade do Beltrão de Queiroz, além de ser responsável pela produção das ações artísticas e dos grafites, em parceria com a Fluência Casa de Hip-Hop. Divilas entende a ação como oportunidade para abordar temas como consciência ambiental, promoção sobre os direitos humanos, erradicação do trabalho infantil e estatística de violência elevada na região. “O Poesia de Rua aposta na ideia de que ruas ocupadas com arte e gente são mais seguras, derivando numa cidade mais humana”, pontua o rapper.

Paula Brunetto

Recent Posts

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

31 minutos ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

38 minutos ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

44 minutos ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

53 minutos ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

57 minutos ago

3 truques com borra de café para tirar cheiro ruim da geladeira

Você abre a porta da geladeira e é surpreendido por aquele cheiro esquisito, meio azedo,…

1 hora ago

This website uses cookies.