Geral

MP denuncia prefeito de Farroupilha por improbidade administrativa

O Ministério Público (MP) de Farroupilha denunciou o prefeito do município, Claiton Gonçalves, por improbidade administrativa. Além do prefeito, o MP ofereceu denúncia contra o ex-prefeito de Garibaldi Cirano Cisilotto e Vera Lúcia Genro Valsecchi. A ação civil se refere a supostas irregularidades praticadas na administração e no comando do Hospital Beneficente São Carlos. A justiça ainda analisa se aceita ou não a denúncia.

Prefeito Claiton Gonçalves (Foto: divulgação)

Conforme o MP, os acusados teriam tirado da direção do hospital pessoas que ocupavam cargos até meados de 2013 a fim de que fossem criados novos cargos para nomear Cisilotto e Vera. Para conseguir o intento, o MP afirma que o prefeito teria inclusive ameaçado de suspender os repasses do município à casa de saúde (segundo documentos anexados à ação, mais de 50% dos recursos da receita do HBSC são oriundos de repasses do Município e no ano de 2013, 72% da receita foi proveniente de verbas públicas).

De acordo com o MP, o prefeito teria feito investidas sobre o presidente do hospital São Carlos, para que fosse alterado o estatuto, com a extinção da diretoria executiva e para a criação de dois novos cargos (os quais seriam/foram ocupados por Vera e Cirano), com poderes para criar, extinguir ou modificar as unidades e os setores de atividades, além de admitir e demitir funcionários, técnicos e demais colaboradores, fixando-lhes vencimentos e incumbindo-as da administração do pessoal interno, bem como poder para tomar decisões relacionadas à administração do HBSC e de o representar ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente.

Hospital São Carlos (Foto: Emilio Nunes)

Após a saída dos demandados Vera Lúcia e Cirano Cisilotto das funções desempenhadas junto ao hospital, houve revogação do estatuto com o comando e a administração retornando à normalidade estatutária anterior.

Em nota divulgada ainda na terça-feira, dia 31, a administração municipal, através de sua assessoria de comunicação, disse que, “O prefeito não foi oficialmente comunicado dos fatos e tampouco teve acesso ao seu conteúdo, desconhecendo assim a sua causa. E salienta que o Claiton Gonçalves aguarda com tranquilidade a manifestação dos órgãos competentes, certo da lisura de seus atos e do trabalho voltado à comunidade farroupilhense”.

Ainda de acordo com a nota, “A administração municipal tem a certeza do trabalho realizado com a mais absoluta legalidade, sempre atenta ao interesse público e coletivo. O Prefeito confia na Justiça, está à disposição para todos os esclarecimentos necessários e contribuirá para a apuração da verdade. Assim que tiver conhecimento dos fatos, o prefeito se manifestará sobre o assunto”, diz nota.

O promotor de justiça, Ronaldo Lara Rezende, preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Emilio Nunes

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

12 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

43 minutos ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

1 hora ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

2 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

3 horas ago

This website uses cookies.