Geral

Morre Hilário Sgarioni, ex-vereador de Flores da Cunha, aos 85 anos

O ex-vereador de Flores da Cunha, Hilário Sgarioni, morreu aos 85 anos. A cerimônia de despedida foi realizada às 16h deste domingo (23), na Funerária CCR, e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Flores da Cunha. Diversas entidades e autoridades lamentaram a morte do político e manifestaram em suas redes sociais, se solidarizando com a família.

Hilário Sgarioni, filho de Maria Ortigara e Avelino Sgarioni, nasceu em 1º de outubro de 1938, na comunidade de São Roque. Na juventude, mudou-se para o centro da cidade para ajudar seu cunhado a cuidar dos filhos. Casou-se em 11 de setembro de 1965 com Marli Pradella (in memoriam), com quem teve duas filhas: Fabiana e Marisilvia, mãe de seu neto Douglas Giachelin.

Sgarioni teve um papel ativo na política local, atuando como vereador por dois mandatos e como subprefeito do primeiro distrito. Em 1983, serviu como presidente da Câmara de Vereadores, participando da compra do imóvel que hoje abriga o Centro Administrativo Municipal. Em 2014, foi homenageado como presidente de honra do Partido Progressistas e, em 2021, recebeu o título de Cidadão Benemérito na Câmara de Vereadores.

Além de sua atuação política, Hilário Sgarioni deixou marcas significativas em diversos setores da comunidade. Aos 18 anos, serviu no exército pelo Batalhão Ferroviário e demonstrou grande entusiasmo pelo comércio local, sendo responsável pela implantação da Rodoviária em Flores da Cunha. No esporte, atuou como atleta e dirigente, presidindo o Grêmio Esportivo Independente e o Lions Clube de Flores da Cunha. Foi também fundador e presidente da Sociedade Recreativa Aquarius.

No ano de 2021 Sgarioni foi reconhecido como Cidadão Benemérito, homenagem de autoria da bancada do Progressistas, concedida por meio do decreto Legislativo n.º 61, do dia 9 de setembro de 2021, reconhecendo os relevantes serviços no setor político, social e comunitário da cidade.

Em 2021, Hilário Sgarioni foi reconhecido como Cidadão Benemérito – (Foto: Câmara de Flores da Cunha/Arquivo)

Sgarioni contribuiu ativamente para a cena cultural e religiosa local, deixando um legado de dedicação e serviço à comunidade de Flores da Cunha. Sua memória será sempre lembrada com respeito e admiração.

A Câmara de Vereadores manifestou seus mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor. O Executivo Municipal também lamenta a morte de Hilário e decretou luto de três dias.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

12 minutos ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

2 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

2 horas ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

2 horas ago

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

3 horas ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

3 horas ago

This website uses cookies.