Moradores expressam indignação diante da falta de coleta de lixo em bairros caxienses. (Foto: Divulgação)
Os moradores dos bairros Esplanada e Pio X, em Caxias do Sul, encontram-se indignados diante da situação de acúmulo de lixo e da falta de coleta regular, o que tem gerado transtornos e preocupações na comunidade local. O cenário de resíduos acumulados nas vias públicas tem despertado a atenção dos residentes, que clamam por soluções imediatas.
A ausência de coleta regular de lixo tem se transformado em um problema crônico em diversos pontos da cidade. A vice-presidente do bairro Esplanada, Juliana Oliveira, procurou a reportagem do Portal Leouve alegando a falta de suporte dos órgãos responsáveis.
“Já fazem 15 dias que eu entrei em contato com a Codeca e até agora nada. A gente tem criança no bairro, tem pessoas de idade que correm o risco de se contaminar com o lixo. Têm insetos, os cachorros reviram o lixo, até focos de mosquitos da dengue eu já encontrei. Está bem preocupante a situação”, afirma Juliana.
Segundo os moradores, o sentimento que fica é de abandono e frustração com a falta de ações concretas para solucionar o problema. “Nós entramos em contato por meio dos canais de comunicação, fizemos reclamações, mas nunca conseguimos retorno. O nosso IPTU a gente ter que pagar em dia, mas não estamos vendo nenhum retorno. Quem fica responsável caso algo maior aconteça?“, conta uma residente do bairro Pio X.
Reconhecida por muitos anos pela inovação na coleta seletiva, o município caxiense já foi modelo na separação do lixo, ficando entre as 10 cidades mais limpas do Brasil até 2017. Ao ser contatada, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), alega que devido ao aumento do volume de lixo, a coleta normal não está dando conta, mas que ações já estão sendo tomadas para resolver a situação.
“A Codeca informa que o volume de resíduos na cidade aumentou consideravelmente nos últimos dias. A coleta normal não está dando conta de recolher os resíduos devido à grande quantidade de material como colchões, restos de móveis, restos de podas, deixado junto às lixeiras, em contêineres e áreas públicas. A empresa reorganizou as equipes e já chamou novos funcionários para suprir esta demanda. Solicitamos que quando se tratar de itens de grande porte (como registrados nas fotos) que a população se antecipe às limpezas e agenda a coleta especial e gratuita no Alô Codeca – 3224.8000. E reforçamos para que a comunidade coloque seus resíduos, principalmente nos contêineres, mais próximo da passagem do caminhão.”
Enquanto a empresa reorganiza suas equipes, os moradores insistem por uma resposta efetiva. A população aguarda a retomada da eficiência na coleta de lixo e a restauração da imagem de Caxias do Sul como referência em gestão sustentável.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 20, um revólver calibre 38, uma…
Desde a redemocratização em 1988, são três presidentes da República presos
Felipão havia exercido esta função em 2022, no Athletico-PR, onde também foi treinador simultaneamente e…
O projeto modifica dispositivos da atual legislação e institui novas diretrizes, como a obrigatoriedade do…
Comissão de Viação e Transportes aprovou infração específica para abandono de animais com uso de…
A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete
This website uses cookies.