Geral

Moradores do bairro Cidade Nova compram areia pra quadra de vôlei em Caxias do Sul

Os moradores do bairro Cidade Nova, estão tirando recursos do próprio bolso para comprar areia e repor numa quadra, a qual é pública, sendo de responsabilidade da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

Um grupo de pessoas que costuma jogar vôlei na quadra de areia localizada na Rua Raimundo Magnabosco, no bairro Cidade Nova, já comprou oito metros de areia, mas não foi o suficiente, então será feita uma vaquinha para a nova aquisição.

Em um grupo ministrado pela comunidade na página do Facebook, os moradores relataram a situação:

” DESCASO DA PREFEITURA DE CAXIAS DOS SUL, MOBILIZA MORADORES A FAZER VAQUINHA PARA COMPRAR AREIA

A mesma prefeitura que está fazendo repasses milionários para a maior empresa de transporte coletivo da cidade, é a mesma que não consegue dar suporte de uma simples carga de areia para a quadra de vôlei da praça do bairro Cidade Nova.

Desde de 2020 moradores já vinham tendo o tal DIÁLOGO com diferentes frentes, vereadores (as), secretários (as), responsáveis pelo Centro, na busca de apenas 15 metros de areia para reposição na quadra de vôlei da praça do bairro. Os moradores chegaram a se unir e peneirar toda a areia para dar uma sobrevida à quadra.

Após várias tentativas sem sucesso, junto ao legislativo e ao executivo municipal, dando ciência inclusive de pessoas lesionadas, tentando fazer uso da quadra com escassez de areia, misturadas as britas, britas, resultado de uma manobra impensada da Secretaria de Esporte e Lazer na tentativa de dar mais uma sobrevida a quadra, utilizaram uma máquina para virar a areia, o resultado desastroso obrigou moradores a se unirem e comprarem 8 metros de areia para reposição na quadra.

Apesar da mobilização, os moradores ainda seguem na busca de mais recursos para comprar mais uns 12 metros para que a quadra fique com padrão ideal de utilização.”

Um dos usuários da quadra e morador do bairro, Maicon Angeli destaca que ele não fez o post no Facebook, mas está mobilizado na causa pois já houveram pessoas feridas durante os jogos de vôlei.

“Os machucados são devidos aos cascalhos na areia, geralmente são cortes nos pés, joelhos, quando se atiramos na quadra para defender um ataque do jogo. Entramos em contato com a Secretaria da Cultura que administra a praça, dai eles passam a informação que é com a Secretaria do Esporte, e assim vai um empurra pro outro e tivemos a informação que precisa licitação pra comprar areia. Isso já faz um ano e meio.”

A equipe de reportagem do Portal Leouve buscou informações com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a qual por meio da assessoria de imprensa, confirmou que a responsabilidade é da Cultura. A assessoria negou que a Smel realizou a atividade na quadra da praça.

“A Smel não tem nada, absolutamente nada a ver com esta situação. O espaço é administrado completamente pela Secretaria da Cultura (até 2023). A Smel faz parte do Conselho Gestor porque tem atividades no local. A Smel cuida da manutenção dos equipamentos públicos de esporte e lazer da cidade. Como a Secretaria da Cultura é responsável pelo local, eles também têm uma pessoa responsável pele manutenção e infraestrutura do local. Eles nos pediram ajuda, e nós passamos uma orientação. Não fornecemos nenhum material e nossa equipe não executou nenhuma obra no local. Porque não é de nossa responsabilidade.”

A assessoria da Secretaria Municipal de Cultura, encaminhou a seguinte nota sobre o caso:

“Geralmente, esse tipo de estrutura é de responsabilidade da Smel. Porém, a quadra fica na Estação Cidadania e Cultura (CEU), então é de responsabilidade da Secretaria de Cultura. A secretaria informa que já está a par da situação há alguns dias e está buscando uma solução. No momento, a Secretaria de Cultura não tem no momento licitação de areia (são pouquíssimos os locais onde a Cultura utiliza esse tipo de material), mas já está buscando auxílio junto às demais unidades da Prefeitura para solucionar o problema.”

Paula Brunetto

Recent Posts

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 06 de maio

Hoje é o Dia Nacional da MatemáticaA santa do dia é Santa Benedita de Roma.…

29 minutos ago

Com nova queda de R$ 0,16, Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras

Com a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel, o preço…

6 horas ago

Mais da metade dos pequenos negócios ainda não se reergueu totalmente após enchentes no RS

É o que mostra a Pesquisa de Impacto 2025 – Eventos Climáticos, conduzida pelo Sebrae…

7 horas ago

Lançamento exclusivo marca a presença da Cooperativa Vinícola Aurora na da Wine South America

O espumante Gioia Sur Lie Rosé D.O. Altos de Pinto Bandeira será atração numa feira…

7 horas ago

Juventude luta até o final, mas perde em casa para o Atlético-MG

Time alviverde conheceu a primeira derrota dentro de casa no Brasileirão

7 horas ago

Caxias vence o Figueirense e se aproxima da liderança da Série C

Equipe grená marcou com Welder, duas vezes, e Tomas Bastos

8 horas ago

This website uses cookies.