A oitava edição do Câmara vai aos Bairros recebeu moradores da área Central na noite da quinta-feira (17) na Casa da Cultura, em Caxias do Sul. Entre as cerca de 24 reivindicações, os cidadãos solicitaram melhorias na área de segurança pública, educação, saúde e infraestrutura.
O projeto da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul reuniu 13 dos 23 vereadores, e contou principalmente nesta edição da área central com a presença de presidentes de bairros. Todas as reivindicações são encaminhadas para os órgãos municipais, estaduais e federais.
O presidente da Amob do bairro Panazzolo, Osvaldino da Silva, foi um dos cidadãos que se manifestou. Ele solicitou melhorias na região em relação ao recolhimento de lixo, transporte coletivo e troca de lâmpadas.
O presidente do Conselho da Saúde também esteve presente no encontro. Ele falou sobre os problemas enfrentados na maternidade do Hospital Pompeia. Também questionou o atraso na entrega das obras do Hospital Geral e a necessidade do aumento de vagas na instituição de saúde.
Durante sua fala, o presidente da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul, Valdir Walter, fez o convite para o evento de encerramento do Câmara vai aos Bairros deste ano, marcado para o próximo dia 3 na sede da entidade. Além disso, ele solicitou a continuidade do programa em 2023.
A presidente da da Amob do bairro Cristo Redentor, Nivia Rosa, falou sobre a falta de material humano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que acaba prejudicando o atendimento da população, que precisa procurar médico da UPA Central.
“Depois de muito tempo conseguimos conquistar a UBS no Cristo Redentor, mas infelizmente falta médico e profissionais da saúde. Isso acaba acumulando o atendimento na UPA Central, que se torna a única opção para os moradores da área central” afirmou Nivia.
Cerca de 800 pessoas já acompanharam as oito reuniões do Câmara vai aos Bairros este ano. Durante os encontros, já foram coletadas 480 reivindicações dos moradores da cidade. Os relatórios com as demandas e contatos dos cidadãos foram entregues ao longo do ano para a Prefeitura.
O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, a maioria nas quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. O terceiro encontro envolveu os moradores do Desvio Rizzo e proximidades, em 30 de junho. Já o Cruzeiro foi palco da 4ª edição, em 28 de julho, e o Reolon da 5ª edição, em 11 de agosto. A 6ª edição foi no Santa Fé (25/08) e a 7ª contemplou o interior, sendo realizada no distrito de Fazenda Souza (06/10).
Após esta 8ª edição na Casa da Cultura (17/11), está previsto o 9º encontro, que consistirá no fechamento do projeto em 2022 e será no primeiro sábado de dezembro (03/12), às 14h, na sede da UAB. Ao todo, neste ano, o Parlamento pretende contemplar as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.
O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.
Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…
This website uses cookies.