Geral

Moradora da Rua Antônio Gaterman, no bairro Kaiser, reclama de queimadas de lixos em Caxias

Uma moradora da Rua Antônio Gaterman, no bairro Kayser, proximidades da pedreira Guerra, realizou uma denuncia sobre queimadas de lixos na região e o despejo de caçambas de lixos em locais inadequados.

Segundo a denunciante na rua tem uma residência, que foi construída a pouco tempo, está sendo usada como depósito para guardar objetos. Algumas pessoas que circulam pelo local costumeiramente queimam lixos no pátio da casa.

Em dias que a previsão está marcando chuvas, de acordo com a moradora, as pessoas queimam objetos que deixam o cheio mais forte, similar ao de borracha. Além da fumaça que entra na casa dos vizinhos causando transtornos a moradora relata o temor de o fogo se espalhar na mata nativa que tem na região.

A denunciante relatou que já entrou em contato com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, mas eles relataram que não tinham disponibilidade para ir ver a situação. Qualquer tipo de lixo queimado, em residência, é considerado crime ambiental. Isto porque a poluição coloca em risco os animais, humanos e a flora. A Lei de Crimes Ambientais é de 1998, n° 9.605.

As queimadas irregulares de lixo em Caxias do Sul, podem ser denunciadas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com o Henrique Gustavo Koch, Diretor de Planejamento e Gestão da SEMMA a população pode registrar denuncias pelo 156 no Alô Caxias, ou em casos de flagrantes o telefone do plantão é (54) 9.9929-4992, entre 08h e 18h.

“As queimadas de lixo acontecem esporadicamente, normalmente, em locais de descarte irregular, ou em bairros mais afastados. Muitas das denuncias que recebemos é de queimada de resíduo de varrição com folhas e galhos da limpeza de pátios”.

Henrique esclarece também que a pessoa que queima esses resíduos, pode ser notificado ou até autuado criminalmente. ” Se for possível identificar o infrator no ato, ele é autuado administrativamente pela SEMMA por queima de resíduos. Entretanto, para responsabilização criminal, no ato, é a Brigada Militar ou a Polícia Civil que possuem a competência para atuar”. O diretor esclarece que os fiscais assim que recebem as denuncias se deslocam para averiguar a situação. Portanto, é importante que a população denunciem na secretaria estas queimadas.

Paula Brunetto

Recent Posts

Viva com Saúde – 08/05/2025 – Estimular o cérebro ajuda a evitar o declínio cognitivo?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre estímulos cerebrais. A ciência que define…

29 minutos ago

Cozinha Viva: Cupim na panela de pressão

Cupim na panela de pressão, suculento e macio, perfeito para a quinta da carne. Receita…

30 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 08 de maio

Hoje é o Dia Nacional do Turismo e do Artista PlásticoO santo do dia é…

60 minutos ago

Como usar manjericão e outras plantas para espantar formigas sem veneno

Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…

6 horas ago

Grêmio empata com o Atlético Grau e perde chance de assumir a liderança na Sul-Americana

Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena

7 horas ago

Sai pra lá, mosquito! Como preparar um repelente natural poderoso

Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…

7 horas ago

This website uses cookies.