Geral

Módulos da nova balsa de travessia do Rio Taquari chegam a São Valentim do Sul

Os módulos da nova balsa que realizará a travessia do Rio Taquari entre São Valentim do Sul e Santa Tereza começaram a ser transportados nesta segunda-feira (1º). O material saiu de São Jerônimo em direção à Lajeado. Na manhã desta terça-feira (2), os módulos foram levados para a localidade de Santa Bárbara, em São Valentim, onde ela será montada e instalada.

A empresa Lacel, responsável pela construção da embarcação, prevê que a operação do serviço deve ser retomada no final de julho.

“Vamos descarregar e logo dar andamento na montagem. Claro que o fator local apresenta algumas dificuldades, já que não é nosso canteiro de obras, mas vamos nos adaptar. Acredito que a operação começará no fim do mês, devido a questões de segurança, documentação e montagem”, declarou Jander Heberle, representante da Lacel.

A balsa anterior foi arrastada pela correnteza do Rio Taquari durante a enchente do dia 2 de maio. Ela ficou à deriva até Lajeado, onde colidiu com a ponte da BR-386, partiu-se ao meio, e submergiu. Não havia pessoas a bordo no momento do incidente.

A balsa

Segundo informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a nova balsa tem as dimensões de 24m ×9m, com 216m² de área. A balsa anterior transportava até 30 veículos e a nova terá capacidade de até 15 (veículos leves). O reinício com balsa menor foi autorizado temporariamente, até ser possível o restabelecimento integral das operações. Novos módulos estão sendo produzidos e serão acoplados à nova balsa, ampliando suas dimensões e permitindo o transporte de maior número de veículos.

Nova ponte sobre o Rio Taquari

No dia 2 de maio, foi publicado o edital para a licitação da construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, na ERS-431. A abertura das propostas das empresas concorrentes está prevista para 26 de julho.

Após a abertura das propostas, segue-se o prazo para a apresentação dos documentos de habilitação pelo vencedor da licitação. Em seguida, haverá um período para eventuais recursos dos demais concorrentes. Na ausência de recursos, a empresa vencedora será homologada e o processo para a assinatura do contrato será iniciado. Se não houver impedimentos, a ordem de serviço – incluindo o projeto básico, o projeto executivo e a execução da obra – será expedida em meados de agosto.

Leia também: Daer trabalha para liberar a ERS-431, em Bento Gonçalves e São Valentim do Sul

 

 

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

53 minutos ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

1 hora ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

2 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

2 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

3 horas ago

Confira o resultado das loterias desta segunda-feira (28)

Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete

3 horas ago

This website uses cookies.