Geral

Módulo lunar privado norte-americano volta à Terra após missão falhar

O módulo lunar de uma empresa privada está seguindo para a Terra e irá provavelmente ser destruída pela atmosfera, após falhar a primeira tentativa norte-americana de chegar à Lua em 50 anos, admitiu a Astrobotic.

“A última estimativa mostra que a nave espacial está se dirigindo para a Terra, aonde vai provavelmente destruída na atmosfera”, disse a empresa, com sede em Pittsburgh, na rede social X

“A equipe está atualmente avaliando possíveis opções”, disse a Astrobotic Technology, que prometeu publicar novas atualizações “o mais rápido possível.”

A sonda Peregrine está no espaço há mais de cinco dias e está atualmente a 390 mil quilômetros da Terra, acrescentou a empresa.

A tentativa de chegar à Lua foi abandonada depois de um derrame de combustível poucas horas após o lançamento, na madrugada de segunda-feira (8), da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

A Astrobotic disse, no entanto, que conseguiu lançar experiências científicas que transportava em nome da Nasa e de outras agências espaciais, assim como recolher dados de voo.

A empresa pretendia ser a primeira do setor privado a aterrissar com sucesso na Lua, algo que apenas quatro países conseguiram. Está previsto um segundo lançamento, em fevereiro, da Intuitive Machines, uma empresa de Houston.

A Nasa, empresa privada, que financiou em 108 milhões de euros a Peregrine da Astrobotic, pretende que sondas privadas explorem o local antes da chegada de astronautas, fornecendo também experiências tecnológicas e científicas à agência espacial, outros países e universidades.

Apesar de admitir o revés com a Peregrine, o administrador da Nasa, Bill Nelson, preferiu, na segunda-feira passada, destacar nas redes sociais o “sucesso” do novo foguete Vulcan Centaur, do grupo industrial ULA, que levou a sonda ao espaço.

Isso faz com que a NASA disponha de “mais ferramentas para explorar o espaço”, acrescentou Nelson.

Os dirigentes da agência espacial informaram que querem continuar a aumentar as tentativas de chegar à Lua para ter maiores hipóteses de sucesso.

A própria Astrobotic terá outra oportunidade em novembro com o módulo de pouso Griffin, que tentará transportar o veículo Viper, da Nasa, para o pólo sul da Lua.

Fonte: Agência Brasil

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Garibaldi recebe Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas e reforça protagonismo da Serra Gaúcha

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Itália, Espanha e Alemanha já confirmaram presença no…

29 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (06)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (06), cinco loterias

49 minutos ago

Como remover gordura de forma natural com casca de banana

Descubra como remover gordura naturalmente com casca de banana em superfícies da cozinha sem usar…

51 minutos ago

Trio é preso por criar ‘idosos fantasmas’ e gerar prejuízo de R$ 11,5 milhões ao INSS

A operação foi deflagrada após investigações que identificaram o uso de documentos falsos para a…

54 minutos ago

3 formas de multiplicar a costela-de-adão sem erro em casa

Aprenda 3 formas práticas de multiplicar a costela-de-adão em casa com segurança e sucesso. Técnicas…

1 hora ago

5 cuidados com o crisântemo para manter flores vibrantes por mais tempo

Aprenda os 5 cuidados essenciais com o crisântemo para manter suas flores vivas, coloridas e…

2 horas ago

This website uses cookies.