Geral

Missa e procissão de Corpus Christi reúnem cerca de 10 mil pessoas em Caxias do Sul

Cerca de 10 mil pessoas participaram das celebrações de Corpus Christi, em Caxias do Sul, na tarde desta quinta-feira (30). A missa campal, defronte à Catedral Diocesana, iniciada às 15h e presidida pelo Bispo Dom José Gislon, teve duração de aproximadamente uma hora. Outros sacerdotes também participaram da celebração, realizada sempre 60 dias após a Páscoa, como forma de marcar a instituição da Eucarestia, conforme a tradição católica.

Após a missa, os fiéis seguiram em procissão pela Rua Sinimbu em direção à Igreja São Pelegrino, onde ocorreu a bênção final. Outras cidades da Serra Gaúcha também celebraram a data com os tradicionais tapetes de serragem.

O padre Tiago Camozzato, da Catedral Diocesana, Paróquia Santa Teresa D’Ávila, destaca a relevância do momento eucarístico.

“Realmente é bastante importante, pois a Eucaristia é o que nos une. Ela nos dá força, justamente porque o fruto da Eucaristia é a solidariedade. É a comunhão, é a preocupação com o próximo. As pessoas aqui vieram para comungar com o Senhor, buscando a força e a coragem para ajudar todas aquelas que estão passando por dificuldades e provações”.

Para o Frei Jaime Bettega, a e a fé ajudam a inspirar os gaúchos em tempos de grande aflição:

“É um dia festivo, uma manifestação pública de amor a Cristo, presente na Eucaristia. É algo tão especial e profundo que sustenta a nossa caminhada. Na última ceia, Jesus tomou o pão e o vinho, abençoou-os e os deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, tomai e bebei’. Que possamos encontrar nele a força para continuar caminhando no caminho do bem e da superação.
Neste momento que estamos vivendo, sem a fé talvez não teríamos condições de pensar em superação. Graças à fé, podemos dizer que vamos superar tudo isso. E é a fé que está desencadeando todo esse processo bonito de solidariedade. Uma solidariedade tão grande e concreta que realmente devolve a dignidade àqueles que foram drasticamente atingidos pelas enchentes”.

A procissão durou cerca de 30 minutos, da Catedral Diocesana até a Igreja de São Pelegrino, e teve segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, a participação de 10 mil pessoas.

Veja imagens da procissão de Corpus Christi:

LEIA TAMBÉM:

 

Marcelo Oliveira

Recent Posts

Como usar manjericão e outras plantas para espantar formigas sem veneno

Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…

34 minutos ago

Grêmio empata com o Atlético Grau e perde chance de assumir a liderança na Sul-Americana

Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena

41 minutos ago

Sai pra lá, mosquito! Como preparar um repelente natural poderoso

Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…

1 hora ago

RS recebe mais de 58 mil doses de vacina contra a dengue

A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença

2 horas ago

Sancionada lei que obriga cirurgia de lábio leporino pelo SUS

Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil

2 horas ago

Caxias In Vino para celebrar o Dia Estadual do Vinho

O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…

3 horas ago

This website uses cookies.