Geral

Ministério da Agricultura simplifica regras para produtores de leite durante período de calamidade no RS

Na esteira do cenário de calamidade pública que assola diversos municípios do Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) agiu com celeridade, publicando nesta quinta-feira (9) a Portaria nº 1.108/24. Tal medida excepcional visa simplificar as exigências impostas aos estabelecimentos produtores de leite e derivados registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) na região, oferecendo um fôlego necessário diante das adversidades enfrentadas pelos produtores.

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou o compromisso do governo em apoiar o setor agropecuário gaúcho, destacando a importância estratégica do estado para o país. “O Brasil reconhece a importância do estado. A preservação do produtor vai ser feita”, afirmou Fávaro.

As medidas estabelecidas visam mitigar os impactos econômicos enfrentados pelo setor de laticínios, garantindo a continuidade das operações e, consequentemente, a manutenção do abastecimento para a população. Além disso, são implementadas regras sanitárias adaptadas à atual situação de crise, assegurando a rastreabilidade e a inocuidade dos alimentos de origem láctea.

Uma das principais medidas emergenciais é a autorização para que a coleta de leite e derivados, registrados no SIF, seja realizada diretamente nas propriedades rurais dos municípios afetados pela calamidade. Isso dispensa a necessidade de cadastro prévio dos produtores no Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF) e a realização prévia de análises laboratoriais dos produtos.

Adicionalmente, a portaria prevê o empréstimo de embalagens e produtos controlados entre os estabelecimentos de leite e derivados registrados sob diferentes esferas de inspeção sanitária. Tal medida será realizada mediante controle rigoroso da cessão e recebimento dos produtos ou embalagens, com a emissão de documentos ou registros para fins de arquivo e controle.

Essas ações emergenciais evidenciam o compromisso do Ministério da Agricultura e Pecuária em fornecer suporte efetivo aos produtores de leite do Rio Grande do Sul, garantindo a sustentabilidade do setor em meio às adversidades enfrentadas, além de assegurar o fornecimento regular de alimentos lácteos à população.

Cristiano Gauer

Recent Posts

Com nova queda de R$ 0,16, Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras

Com a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel, o preço…

5 horas ago

Mais da metade dos pequenos negócios ainda não se reergueu totalmente após enchentes no RS

É o que mostra a Pesquisa de Impacto 2025 – Eventos Climáticos, conduzida pelo Sebrae…

6 horas ago

Lançamento exclusivo marca a presença da Cooperativa Vinícola Aurora na da Wine South America

O espumante Gioia Sur Lie Rosé D.O. Altos de Pinto Bandeira será atração numa feira…

6 horas ago

Juventude luta até o final, mas perde em casa para o Atlético-MG

Time alviverde conheceu a primeira derrota dentro de casa no Brasileirão

6 horas ago

Caxias vence o Figueirense e se aproxima da liderança da Série C

Equipe grená marcou com Welder, duas vezes, e Tomas Bastos

7 horas ago

Ação de prevenção ao câncer de boca ocorre no Centro de Caxias do Sul nesta terça (6)

Das 13h30 às 16h30, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma ação gratuita voltada…

7 horas ago

This website uses cookies.