Geral

Ministério da Agricultura anuncia encerramento do foco de Doença de Newcastle no RS

O Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o encerramento do foco de doença de Newcastle no Rio Grande do Sul. Este relatório foi enviado na quinta-feira (25) e confirmou que a investigação epidemiológica realizada pelo Serviço Veterinário Oficial nas áreas de perifoco (três quilômetros do foco) e de vigilância (dez quilômetros do foco) não identificou nenhum animal com sinais clínicos compatíveis com a doença.

Medidas Adotadas:

  • Desinfecção Completa: Na quinta-feira (25), foi concluída a desinfecção da granja comercial em Anta Gorda, onde foi identificado o foco inicial. A operação envolveu a depopulação total das 7 mil aves presentes, seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
  • Vigilância Ativa: A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) completou, nesta sexta-feira (26/7), visitas a 858 propriedades avícolas dentro do raio de dez quilômetros do foco. A partir de sábado, serão realizadas revisitas a granjas comerciais na zona de vigilância e uma terceira visita nas áreas perifocais.
  • Barreiras Sanitárias: Serão mantidas três barreiras sanitárias funcionando 24 horas em dois pontos na área de perifoco e um na zona de vigilância, a partir das 19h desta sexta-feira.

Rosane Collares, diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, destacou que o cenário encontrado proporcionou segurança técnica para a decisão de encerrar o foco. Francisco Lopes, diretor-adjunto do DDA/Seapi, detalhou que o processo de desinfecção incluiu a remoção da cama do aviário, resíduos das composteiras, e uma limpeza e desinfecção meticulosa do estabelecimento, concluída no dia 25 de julho.

A granja onde o foco foi confirmado permanecerá interditada por um período mínimo de 42 dias, após o encerramento do foco. Após esse período, poderá receber uma carga de aves limitada a 20% da capacidade do galpão, que serão testadas aos 15 e 30 dias e mantidas até os 42 dias para então serem abatidas.

Todas as suspeitas de doença de Newcastle, que podem incluir sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser imediatamente notificadas à Seapi por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Cristiano Gauer

Recent Posts

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

9 minutos ago

Famílias que perderam imóvel em função das enchentes em Caxias do Sul terão isenção de ITBI

A proposta facilita a regularização das moradias e a transferência de imóveis em programas do…

17 minutos ago

Durante debate em Farroupilha, vice-reitor da UFRGS estima que campus na Serra deva contemplar até 600 estudantes

No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos

47 minutos ago

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

2 horas ago

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

2 horas ago

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

2 horas ago

This website uses cookies.