Geral

Micro e pequenas empresas concentram 80% das vagas em 2022, aponta Caged

O desemprego no Brasil atingiu o menor nível desde 2016 em maio deste ano, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um dos reflexos foi o aumento elevado do número de vagas de emprego nas pequenas e microempresas. Isso porque 80% das vagas criadas neste ano foram ofertadas por esse setor, mostra o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O economista Rodolpho Tobler, pesquisador do FGV Ibre, explica que os números condizem com o reaquecimento da economia no pós-pandemia. “No começo de 2021, teve aquela segunda onda que foi muito grande, então tinha restrição por parte do governo e das pessoas, e a atividade econômica estava muito desaquecida. Em 2022, depois da onda provocada pela variante ômicron, a economia tem dado sinais positivos e isso reflete no mercado de trabalho”, afirma Tobler.

A concentração de vagas nas empresas menores acontece porque foram elas que sofreram mais com as restrições e com a pandemia de Covid-19, por terem menos fôlego e capacidade produtiva para superarem momentos difíceis.

Então, com o aquecimento do comércio e do setor de serviços, as micro e pequenas empresas voltaram a contratar. O problema, relata Tobler, é que as vagas tendem a ter rendimento mais baixo, já que muitas vezes os empresários precisam apertar a margem de lucro e têm dificuldades na contratação. “É o cenário de inflação alta com atividade econômica baixa que cria esse problema”, explica o economista.

A melhora da economia e da geração de mais vagas de emprego vai depender, porém, do controle da inflação alta no curto e médio prazo e do controle dos juros altos, que dificultam o acesso ao crédito.

A expectativa, contudo, não é tão boa, já que o Banco Central deu sinais de que o controle inflacionário não seguirá de acordo com as boas previsões do começo do ano. Existem, ainda, as eleições, que conturbam o cenário político e econômico, e ocorrem agora, no segundo semestre do ano.

A tendência, portanto, é de desaceleração econômica, com consequente diminuição do número de vagas de emprego. “Para termos uma retomada mais forte da renda vai depender muito da melhora do ambiente econômico, o controle da inflação e os juros não subirem tanto”, conclui.

Fonte: Correio do Povo

Veja também

Homem é preso após espancar companheira em Passo Fundo

Manutenção na iluminação deixa a ERS-122 em meia pista em Farroupilha

Juliano Dotto

Recent Posts

Motociclista fica ferido em acidente no ‘Trevo da Santa’, em Farroupilha

Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…

16 minutos ago

Família morre em colisão entre carro e caminhão na BR-386, em Soledade

Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…

1 hora ago

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

2 horas ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

2 horas ago

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

3 horas ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

4 horas ago

This website uses cookies.