Geral

Metalúrgicos de Caxias do Sul e região discutem proposta de dissídio coletivo neste sábado (20)

O Sindicatos dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região (Sindmetalúrgicos) realiza uma plenária sobre o dissídio coletivo 2024/2025, neste sábado (20). A assembleia começa às 9h30, na sede da entidade, e será transmitida ao vivo pelo Facebook do sindicato.

A categoria tem duas reivindicações principais. Uma delas é a redução do valor descontado do trabalhador a título de vale transporte. A segunda é a implementação do auxílio-creche para os trabalhadores.
Conforme o presidente Assis Melo, a aprovação dessas duas cláusulas é condição fundamental para o fechamento do acordo coletivo.

“Sem a aprovação destas duas cláusulas, não tem acordo,” afirma.

A direção do sindicato alega que, na discussão do dissídio do ano passado, teria ficado acertada a negociação destas duas reivindicações, por parte do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs).

Em 2023, o acordo coletivo acabou sendo mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4).
Metalúrgicos já rejeitaram por unanimidade proposta de 3,5% do sindicato patronal

A pauta da Campanha Salarial deste ano foi entregue para o sindicato patronal ainda em abril. Em uma assembleia realizada no dia 29 de junho, os metalúrgicos rejeitaram, por unanimidade, a proposta de 3,5% de reajuste apresentada pelo Simecs.

O que diz o Sindmetalúrgicos sobre as duas cláusulas:

Auxílio-creche

‘Ter o direito a creche negado: essa é a realidade de muitas crianças filhos de casais onde apenas o pai é metalúrgico. Poder deixar a criança aos cuidados de um ambiente propício, auxilia no desenvolvimento infantil e dá segurança aos pais para poder trabalhar sem preocupações. E isso deve ser um direito da criança, não apenas da mãe que trabalha em uma empresa metalúrgica.
Quando esse direito é garantido para a criança, o trabalhador ou a trabalhadora pode contar com um local confiável para deixar seus filhos, os pais podem se dedicar às suas atividades profissionais com tranquilidade, sabendo que eles estão bem cuidados e em um ambiente estimulante”.

Redução no valor do vale-transporte

“O vale-transporte é um benefício que permite aos trabalhadores e trabalhadoras ter condições de ir e voltar de seu local de trabalho. É uma obrigação legal que leva o empregador a antecipar a cada funcionário o valor necessário para o seu deslocamento a cada mês.
Porém, é descontado 3,5% do salário do trabalhador, ou seja, o trabalhador paga para ir e voltar de seu local de trabalho. O impacto do desconto do vale transporte no orçamento já apertado de quem trabalha é muito alto. O trabalhador não tem condições de pagar esse percentual. Está pagando para se deslocar até a empresa e voltar para casa Esse valor precisa urgentemente ser reduzido”.

Proposta do Simecs

A proposta do sindicato patronal, presidido pelo empresário Ubiratã Rezler, foi definida durante uma assembleia, no dia 28 de junho. Além dos 3,5% oferecidos de reajuste salarial (INPC do período foi de 3,34%), o Simecs propôs as seguintes cláusulas:
– Redução do Auxílio transporte de 3,5% para 2,5%;
– Proposta de criação de um comitê entre os dois sindicatos para estudar alternativas futuras para a reivindicação da ampliação do auxílio creche para os homens;
– Autorização do início das férias coletivas, para as empresas que assim optarem, na segunda-feira (23/12 ou 30/12), visto que o feriado de Natal e Ano Novo serão em uma quarta-feira.

Fernando Santos

Recent Posts

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

39 minutos ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

44 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

45 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

58 minutos ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

1 hora ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

2 horas ago

This website uses cookies.