Caxias do Sul

Mesmo em local privado, Parada Livre de Caxias do Sul atrai bom público

Mesmo em local privado, Parada Livre de Caxias do Sul atrai bom público


A 18ª Parada Livre de Caxias do Sul aconteceu neste domingo (25) das 14h às 19h no pátio do estacionamento São Cristóvão, esquina da Rua Os Dezoito do Forte com a Marechal Floriano, em São Pelegrino. O evento, que atraiu cerca de 5 mil pessoas, contou a presença de famílias, muita música, apresentação de performasses de Drag Queens e, é claro, muita conscientização.

Mesmo com percalços para conseguir a autorização e com a ajuda de uma vaquinha solidária online para custear a realização, o evento foi um sucesso. O público coloriu as redondezas do estacionamento no bairro São Pelegrino e a diversão foi garantida para todos que compareceram. A Parada foi apresentada Valma Classic Kieer e Isabella Lorenzzo, que trouxeram muito alto astral durante a linda tarde sol e calor deste domingo.

foto: Ricardo Gatelli/Grupo RScom

Polêmica

Nesta ano, a comemoração, que acontecia tradicionalmente na Praça Dante Alighieri, foi realizada pela primeira vez em um local privado. De acordo com o membro da comissão organizadora, Jeferson keler, a organização da Parada Livre protocolou em julho um ofício solicitando à prefeitura municipal o espaço da Praça Dante Aligheri para realização do evento. Porém, o pedido foi negado, inclusive, outras opções oferecidas pela organização como a Rua Plácido de Castro e a Praça das Feiras também não foram disponibilizados. A única opção disponibilizada pela prefeitura foi o Centro de Cultura Ordovás, mas o local não comporta o evento.

Conforme com o advogado da Parada Livre, Jair Zauza, foi protocolado uma ação junto ao Ministério Público contra a gestão do prefeito Daniel Guerra (PRB) pela inconstitucionalidade da proibição da realização do evento em local público.