Geral

Merendeiras das escolas estaduais da Serra Gaúcha se manifestam após salários atrasarem pelo terceiro mês consecutivo

As funcionárias responsáveis pela merenda das escolas estaduais da Serra Gaúcha estão novamente com seus salários em atraso. Diante da falta pelo terceiro mês consecutivo para algumas delas, as mulheres resolveram se manifestar na tarde desta terça-feira (20), em frente à 4º Coordenadoria Regional do Estado (4ª CRE), situada em Caxias do Sul. Algumas das trabalhadoras relataram que, além dos salários atrasados, benefícios como vale transporte e vale alimentação também estão em falta.

A concentração iniciou por volta das 14h30, com um grupo de mulheres e alguns familiares pedindo por respostas. Segundo elas, os responsáveis pela empresa terceirizada contratada para efetuar limpeza e produzir alimentos para as escolas estaduais na Serra Gaúcha não respondem mensagens e nem atendem os telefonemas, e quando tentam contato por aplicativo de mensagens respondem que não conseguem fazer nada. Ainda, a mesma empresa já é alvo de diversas reclamações por parte de funcionários e apresenta o mesmo problema desde o início do ano letivo.

Elise do Amarante Machado, de 44 anos, era merendeira na Escola Estadual Érico Veríssimo, no bairro São Ciro, em Caxias do Sul. Ela ressalta que foi desligada por mensagem no último dia 10 de junho, porém, não recebeu o valor completo de sua rescisão e a empresa alegou não ter recebido uma documentação solicitada. “Me pagaram só metade da rescisão de contrato, não pagaram tudo, o salário também não foi pago. Simplesmente eles mandaram uma mensagem para mim dizendo que não precisavam mais do meu serviço. Me mandaram um papel para assinar, esse que eu mandei três vezes para a empresa, disseram que eu não tinha mandado. Aí, recebi só metade da rescisão, o pagamento não veio ainda para nenhuma de nós, e a gente quer receber. A gente quer receber o nosso salário que está atrasado e o meu resto da minha rescisão de contrato”.

Após a concentração em frente à 4ª CRE, as funcionárias foram prontamente recebidas pela equipe da coordenação para uma reunião e tentar conciliar o empasse com a terceirizada. Conforme os relatos das mulheres após a reunião, foram informadas de que o contrato com a empresa será mantido somente até julho, ou seja, a terceirizada teria um contrato de apenas seis meses. Simone Amaro Sachett, de 45 anos, funcionária na Escola São Tiago, de Farroupilha, lembra as tratativas propostas em ata com a coordenação da 4ª CRE. “A 4ª CRE vai tentar reter o nosso salário para então nos pagar. Daqui para frente, pois no caso precisamos ainda receber o mês de maio e junho, que está vencendo de novo, eles vão tentar essa retenção. Não deram garantia de que consigam, mas que vão tentar reter judicialmente e não repassar para eles, para nós termos chance de receber esse salário em dia e ter a chance de receber os meses que a gente trabalhou e a finalização do contrato. Também foi informado que já tem uma outra empresa que ganhou a licitação, uma empresa séria que já atuou com eles, e aí sim, vai depender da gente querer continuar com essa nova empresa ou não. Mas essa atual, agora em julho, já não deve mais atuar”.

O prazo para pagamento das funcionárias segue até sexta-feira (23), que conforme as manifestantes, foi acordado em contato durante a reunião desta tarde.

Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Acusado de matar sócio em 2010 é capturado pela Polícia Civil em Caxias do Sul

A motivação teria sido uma dívida de cerca de R$ 40 mil que o acusado…

4 minutos ago

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Caxias do Sul

Durante a abordagem, foram apreendidas 440 porções de crack, um telefone celular e um veículo…

15 minutos ago

PRF intensifica fiscalização e mantém sistema de comboio na Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis

Entre os dias 30/04 e 04/05, (PRF) realiza reforço de suas atividades nas rodovias federais…

34 minutos ago

Conselho rebate manifesto de artistas sobre a Lei Aldir Blanc em Bento Gonçalves

Entidade nega irregularidades e afirma que processo seguiu critérios legais, após críticas de coletivo de…

1 hora ago

Veja os resultados das loterias desta quarta-feira (30)

A Quina, a Lotomania, a Super Sete, a Lotofácil, Dupla Sena e a +Milionária foram…

1 hora ago

Prazo para pagamento do IPTU 2025 com desconto é prorrogado em Bento Gonçalves

Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 10% de desconto ou optar pelo…

2 horas ago

This website uses cookies.