Melhor posição desde 2018: RS avança em Ranking de Competitividade. (Foto: Freepik)
Pela segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul volta a avançar no Ranking de Competitividade dos Estados. Tento sido avaliado em dez pilares, o RS obteve destaque na primeira posição em competitividade na eficiência da máquina pública e passa a ocupar a quinta colocação geral do ranking. Essa foi a melhor marca desde 2018.
“As reformas promovidas pelo governo tiveram grande impacto sobre os resultados obtidos, e os efeitos positivos aparecem em quase todas as áreas”, destacou a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.
Os dados da pesquisa do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria técnica com a Tendências Consultoria e a startup Seall, foram apresentados nesta quarta-feira (23), e demonstram o avanço do Estado nesta edição. Além de subir duas posições em eficiência da máquina pública, houve um salto de 18 posições em capital humano, com o RS passando para o sétimo lugar.
Conforme o levantamento, os resultados em educação e infraestrutura também têm participação importante na tendência de alta, e para os próximos anos a expectativa é de que siga uma evolução positiva no ranking geral.
Os três principais eixos e objetivos da pesquisa são a avaliação das gestões com foco na população, atração de investimentos e planejamento e execução de políticas públicas. “O ranking ressalta os pontos negativos e positivos dos Estados. Com isso, é possível conhecer o caminho para traçar políticas públicas mais assertivas”, salientou o gerente de competitividade do CLP, Lucas Cepeda.
O Rio Grande do Sul é o único Estado que apresentou alta na região Sul, e segue, pelo sexto ano consecutivo, entre os 10 mais competitivos do país. A liderança é de São Paulo (1º), Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Distrito Federal (4º).
O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) há 12 anos. Nele, as 27 unidades federativas são avaliadas a partir de 99 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.
Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…
Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
This website uses cookies.