Geral

MDB convoca Sartori para concorrer a prefeito de Caxias do Sul

Caxias do Sul, maior município do interior do estado – com 343,4 mil eleitores –, é simbólico e estratégico para o MDB gaúcho. A posição foi firmada pelo presidente da legenda no RS e prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, na abertura do Mobiliza 15, realizado na cidade na manhã deste sábado, 28 de outubro. Na presença de expressivos líderes e de ampla militância, Fábio declarou que o protagonismo eleitoral do partido no município em 2024 é importante para o contexto político. E, nesta hora, convocou o ex-governador José Ivo Sartori para concorrer a prefeito.

“Eu não poderia deixar de pedir ao nosso sempre governador Sartori para liderar esse projeto”, discursou Fábio, interrompido por gritos de “Gringo, Gringo, Gringo!”.

Terra de três ex-governadores do MDB (Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori), a cidade representa o berço político e a força da legenda que se reflete para todo o Rio Grande do Sul. Por essa razão, o presidente do diretório local, deputado Carlos Búrigo, endossou o pedido de Fábio.

“O MDB de Caxias do Sul terá candidato a prefeito e ele se chama José Ivo Sartori”, disse Búrigo. Ele sugeriu a construção de unidade em torno do nome do ex-governador, que além de ter sido também deputado estadual e federal, administrou a cidade de 2004 a 2012. Neste momento, novo coro abafou os discursos com o brado de “Volta, Sartori. Volta, Sartori!”.

O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, corroborou com a convocação.

“Vou lembrar uma frase do escritor francês Antoine de Saint-ExupéryTu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. E você, Sartori, és responsável pelo o que o MDB cativou. Com Sartori, o MDB ganhará a prefeitura de Caxias do Sul e de muitas outras cidades da Serra”, disse Gabriel.

Na mesma direção se pronunciou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin.

“A candidatura de Sartori transcende Caxias do Sul e influencia o nosso partido em todo Estado”, enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa.

O ex-governador Germano Rigotto pediu para a militância priorizar a política estadual e municipal do MDB, evitando o debate nacional de extremos.

“Sartori, és uma pessoa que já deu muita contribuição em dois mandatos de prefeito. Se colocares teu nome à disposição, recupera a prefeitura”, garantiu Rigotto.

A participação do ex-governador foi apontada como ponto de partida do avanço do MDB na Serra Gaúcha. Os coordenadores das quatro regiões contempladas pela edição do Mobiliza 15 – Caxias manifestaram o efeito positivo que a candidatura de Sartori poderá representar. Ibere Orsi (Campos de Cima da Serra), Jonas Soares (Encosta Superior do Nordeste), Juarez Santinon (Vinhedos) e Simone Bender (Serra) referendaram o pedido para Sartori concorrer.

Cauteloso e descontraído como de habitual, Sartori agradeceu ao gesto e a admiração dos correligionários.

“Recebo todas as manifestações com muito carinho”, disse ele, recomendando a seguir que a organização e a construção partidária se sobressaiam à definição de nomes para a próxima disputa. “Não adianta só buscar pessoas. É preciso construir unidade e um projeto para o município”, alertou o ex-governador. Sem desencorajar os incentivadores de sua pré-candidatura, sugeriu que a definição de nomes fique para o ano que vem. Para finalizar, ensinou: “É preciso manter a humildade, a simplicidade e a responsabilidade. E sempre, com o pensamento voltado para o futuro” afirmou o político.

PRÉ-CANDIDATURAS NA MACRORREGIÃO

A prospecção de pré-candidaturas do MDB às eleições de 2024 também é um dos objetivos da série Mobiliza 15. Ao visitar as macrorregiões, a direção estadual identifica os potenciais nomes e inicia o mapeamento da participação da legenda nas futura disputas. Desta forma, consegue avaliar onde o partido precisa intensificar a atuação ou buscar nomes competitivos para investir. As quatro coordenadorias que compreendem a macrorregião serrana iniciaram esse levantamento preliminar. Juntas, as quatro coordenadorias somam 16 prefeitos, 14 vices, 161 vereadores e 859,1 mil eleitores.

Vinhedos, com 16 municípios e 575,1 mil eleitores, aposta em pelo menos 11 pré-candidaturas a prefeito, o que representa 69% da região. Além de assegurar participação em Caxias do Sul, maior colégio eleitoral do interior, se consolidam nomes em cidades com maior densidade como Bento Gonçalves (91.684 eleitores), Flores da Cunha ( 24.605) e Garibaldi (25.815 eleitores). Na contabilização dos Vinhedos ainda constam três possibilidades de recomendação de vice e, em duas cidades, o debate está em fase inicial. O coordenador regional Juarez Santinon enfatiza que o quadro ainda é preliminar, mas que já reflete discussões que estão bem encaminhadas.

Na Encosta Superior do Nordeste, com 19 municípios e 106,5 mil eleitores, a expectativa é de lançar pelo menos 12 cabeças de chapa, totalizando pré-candidaturas em 63% da região. Entre os três maiores municípios que pretendem designar candidato a prefeito estão Guaporé (18.695 eleitores), Veranópolis (18.173 eleitores) e Serafina Corrêa (12.544). A indicação do nome do aspirante a vice deve ocorrer em pelo menos cinco municípios. O coordenador Jonas Antônio Soares, em recente roteiro pelas cidades de sua atribuição, destaca que o objetivo é garantir presença do MDB nas disputas da região.

Em Campos de Cima da Serra, com seis municípios e 57,9 mil eleitores, a legenda deve ter presença com candidatura em pelo menos três cidades. São elas Vacaria (47.324 eleitores), Esmeralda (2.709 eleitores) e Pinhal da Serra (2.486). Segundo o coordenador Ibere Orsi, em Monte Alegre o indicativo é de manter o vice e, em Campestre da Serra e Muitos Capões, o objetivo é intensificar a discussão nos próximos meses.

Na Serra, com 119,5 mil eleitores, já se desenha possibilidade de candidatura a prefeito em seis dos nove municípios da região. Destes, duas reeleições, em Bom Jesus (8.363 eleitores) e Cambará do Sul (4.937 eleitores). A coordenadora Simone Bender trabalha com a intenção de garantir participação nas chapas majoritárias.

Além do debate e das manifestações de líderes, de dirigentes e de militantes do MDB, o Mobiliza 15 também foi um espaço para qualificação e preparação para as eleições de 2024. Foram ministradas palestras sobre direito eleitoral, comunicação e posicionamento político. As orientações foram repassadas pelos consultores jurídico do MDB-RS, advogado Milton Cava e Mariana Steinmetz, a fundadora do Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), socióloga Elis Radmann, e o jornalista e sócio-fundador da Critério Resultado em Opinião Pública, Cléber Benvegnú.

PRESENÇAS

O encontro de Caxias do Sul, comandado pelo presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza, do presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori, do ex-senador e vice-presidente do MDB-RS, José Fogaça, dos deputados estaduais Carlos Búrigo (presidente do Diretório de Caxias) e Evisilson Brum (líder da Bancada na AL), do deputado federal Osmar Terra, do ex-vice-governador José Paulo Cairoli, do presidente da JMDB-RS, Fifo Parenti, da vereadora Morgana Zarpelon (Associação de Vereadores), da ex-deputada Maria Helena Sartori, da prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daut, e dos coordenadores regionais Ibere Orsi (Campos de Cima da Serra), Jonas Antônio Soares (Encosta Superior do Nordeste), Juarez Santinon (Vinhedos) e Simone Bender (Serra), entre outras lideranças, como prefeitos, vices, vereadores e presidentes municipais da macrorregião.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

22 minutos ago

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

57 minutos ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

2 horas ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

2 horas ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

3 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

4 horas ago

This website uses cookies.