Bento Gonçalves

Massa de ar polar chega à Serra trazendo chuva e queda brusca na temperatura

Massa de ar polar chega à Serra trazendo chuva e queda brusca na temperatura


O avanço da nova frente fria e de sua intensa massa polar já altera o comportamento do tempo e as temperaturas na Serra Gaúcha neste domingo, dia 16. A queda brusca nas temperaturas depois de um sábado em que os termômetros chegaram a marcar perto dos 30°C na maioria das cidades serranas chegou a pelo menos 15°C, e a semana promete ainda mais frio.

De acordo com o Climatempo, a segunda-feira, dia 17, deve registrar temperaturas mínimas de 2°C em Bento Gonçalves e 4° em Caxias do Sul, com máximas não passando dos 15°C. Ao longo da semana, as mínimas devem cair abaixo de zero.

“Essa massa polar é continental e o Sul vai ter um verdadeiro choque térmico saindo de temperaturas perto de 30°C para temperaturas negativas no início da semana, e há expectativa que o frio dessa massa polar seja mais intenso do que o observado no começo do inverno”, avalia a meteorologista Josélia Pegorim.

Além de derrubar os termômetros, a massa de ar polar pode provocar neve na região dos Campos de Cima da Serra nesta segunda-feira. Segundo o meteorologista Diogo Arsego, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o fenômeno tem “chances elevadas” de acontecer em municípios como Bom Jesus, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

Nas outras regiões serranas, a segunda-feira deve começar com muita nebulosidade com períodos de chuva e garoa, que pode se converter em neve e chuva congelada em algumas cidades mais altas. O frio segue ao logo de toda a semana, mas o tempo deve permanecer seco a partir da terça-feira, dia 18.

O que chama a atenção dos meteorologistas é que esta frente fria vem associada a uma forte massa de ar de origem polar e que desta vez faz uma trajetória continental. O ar polar mais intenso (o centro da massa de ar frio) avança pelo interior da Argentina em direção ao Paraguai e ao sul da Bolívia e nesta situação, o ar frio chega com muita força ao Sul e pode atingir até o Norte do Brasil.

A massa de ar polar é considerada excepcionalmente forte, já registrando temperaturas historicamente muito baixas em locais como Bariloche, que registrou uma forte nevasca e temperatura de 25,4 abaixo de zero, quebrando o recorde de frio para a cidade, que durava desde 1963, com 21 graus negativos. O mesmo fenômeno tem sido registrado no Chile. Na capital, Santiago, a neve dos últimos dias foi a mais intensa desde 1971.