Foto: IndyCar
Na tarde deste domingo foram disputadas as 500 Milhas de Indianápolis nos Estados Unidos. Após 200 voltas o vencedor foi o piloto da Chip Ganassi Marcus Ericsson, ele que não estava cotado como um dos favoritos a vencer a tradicional prova. O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, que terminou na terceira posição.
Na largada o pole-position Scott Dixon continuou na frente, mas logo na reta oposta foi ultrapassado por Alex Palou e depois por Rinus VeeKay. Na 5ª volta Dixon voltou ao segundo lugar. Até a primeira janela de pit-stops Dixon e Palou se alternavam na liderança seguidos por VeeKay, Ericsson, Carpenter e Tony Kanaan, que vinha na 6ª posição.
Com o decorrer das voltas Palou se consolidou na liderança. Na altura da 39ª volta a primeira bandeira amarela foi acionada. Rinus VeeKay, um dos líderes da prova se chocou com o muro da curva 2. Na 47ª volta a corrida foi reiniciada. Tony Kanaan ultrapassou Takuma Sato e Felix Rosenqvist, enquanto que na ponta Dixon voltou para a primeira posição.
Na 69ª volta Callum Illot foi outro que se chocou com o muro da curva 2, forçando novamente que as bandeiras amarelas fossem agitadas. Após a segunda parada nos boxes, Dixon seguia na ponta, sendo perseguido agora por Conor Daly e Pato O’Ward na terceira posição. Durante toda a prova Hélio Castroneves, que havia largado em 27º foi ganhando posições.
Na 100ª volta Scott Dixon seguia firme em primeiro com Daly em segundo, Pato em terceiro, Ericsson e Kanaan fechando o top-5. Na 107ª o estreante na Indy-500 Romain Grosjean bateu causando bandeira amarela. Na relargada Scott Dixon e Pato O’Ward se revezavam na liderança,a té que Dixon abriu uma ligeira vantagem sobre Pato.
Faltando 50 voltas o líder era novamente Pato com Tony Kanaan em sétimo e Hélio já na nona posição. Na última janela de pit-stops o líder Scott Dixon ultrapassou o limite de velocidade nos boxes e foi punido com um drive-through (passagem pelos boxes). Foi então que o sueco Marcus Ericsson assumiu a ponta.
Com uma prova consistente desde o início ele apareceu em primeiro no momento certo e nas voltas seguintes negociou melhor as ultrapassagens em carros mais lentos e abriu uma excelente vantagem de 3 segundos para o segundo colocado Pato O’Ward. Quando tudo já parecia encaminhado, na volta 194 Jimmie Johnson bateu, forçando uma bandeira amarela e na volta 197 a bandeira vermelha foi acionada.
As últimas três voltas foram eletrizantes pois com a força do vácuo, uma ultrapassagem de Pato em Ericsson parecia eminente, mas com grande técnica e com ajuda de zigue-zagues na pista (para não deixar que Pato pegasse o vácuo) ele cruzou a linha de chegada na primeira posição, coroando a grande corrida que fez. Tony Kanaan terminou em terceiro e Hélio em sétimo.
Confira o resultado final da 106ª edição das 500 Milhas de Indianápolis.
1 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 200 voltas | |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +1.792 | |
3 | T KANAAN | Ganassi Honda | +3.517 | |
4 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +4.126 | |
5 | A ROSSI | Andretti Honda | +4.980 | |
6 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +5.079 | |
7 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +6.561 | |
8 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +7.093 | |
9 | A PALOU | Ganassi Honda | +8.244 | |
10 | S FERRUCCI | DRR Chevrolet | +9.832 | |
11 | J PABLO MONTOYA | McLaren Chevrolet | +10.764 | |
12 | JR HILDEBRAND | Foyt Chevrolet | +11.655 | |
13 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +11.827 | |
14 | G RAHAL | RLL Honda | +12.425 | |
15 | W POWER | Penske Chevrolet | +13.303 | |
16 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +13.628 | |
17 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +14.586 | |
18 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +15.560 | |
19 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +15.821 | |
20 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +16.330 | |
21 | S DIXON | Ganassi Honda | +18.123 | |
22 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +25.200 | |
23 | S KARAM | DRR Chevrolet | +1 volta | NC |
24 | J HARVEY | RLL Honda | +1 volta | |
25 | T SATO | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
26 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
27 | S WILSON | DragonSpeed Chevrolet | +2 voltas | |
28 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +7 voltas | NC |
29 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +50 voltas | NC |
30 | C HERTA | Andretti Honda | +71 voltas | NC |
31 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +95 voltas | NC |
32 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +132 voltas | NC |
33 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +162 voltas | NC |
Gráfico: Terra.com
Com a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel, o preço…
É o que mostra a Pesquisa de Impacto 2025 – Eventos Climáticos, conduzida pelo Sebrae…
O espumante Gioia Sur Lie Rosé D.O. Altos de Pinto Bandeira será atração numa feira…
Time alviverde conheceu a primeira derrota dentro de casa no Brasileirão
Equipe grená marcou com Welder, duas vezes, e Tomas Bastos
Das 13h30 às 16h30, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma ação gratuita voltada…
This website uses cookies.