Geral

Mais de 80 pacientes esperam por leitos em Caxias do Sul

Por meio de nota da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal da Saúde informou que na tarde desta quarta-feira (20), 87 pacientes esperam por leitos de enfermaria nos hospitais de Caxias do Sul. Conforme a nota, destes, 54 estão em UPAs caxienses e 33 estão em hospitais e UPAs de outros municípios, os quais são moradores de outras regiões e necessitam de internação em Caxias.

Ainda, a nota ressalta que “o número de pacientes em espera varia conforme outros têm alta, são transferidos ou recebem indicação médica para hospitalização. Para se ter uma ideia, entre a terça-feira (19) e o início da manhã de quarta-feira, 18 novos foram inseridos na lista.

A regulação dos pacientes para hospitais de Caxias do Sul é realizada pela Central de Regulação de Leitos (CRL), com equipe médica que analisa a situação clínica e demais aspectos, como necessidade ou não de isolamento, suspeita ou confirmação de covid-19 (um caso suspeito de covid-19 não é acomodado com caso covid positivo nem negativo: deve permanecer isolado até o resultado do exame), bem como o sexo do paciente e se o caso é atendido no Hospital Geral, Pompéia ou Virvi Ramos (em alguns casos, apenas um hospital tem habilitação para tratar determinadas doenças). A CRL funciona 24 horas por dia.

Em relação aos leitos de isolamento em hospitais, atualmente são 12 adultos e dois pediátricos, sendo que há demanda de pacientes de Caxias e de outros municípios da Macrosserra. Os critérios de isolamento são definidos por cada hospital, podendo divergir entre cada um, conforme orientações da comissão de controle de infecção hospitalar da instituição.

Em abril, o Município garantiu a manutenção de 34 leitos que haviam sido abertos para casos de covid-19. São 16 leitos de UTI e 18 clínico-cirúrgicos, que agora atendem a pacientes em geral. O investimento do Executivo é de R$ 900 mil ao mês. O Município também faz a compra de leitos em hospitais privados, quando as instituições têm vagas disponíveis conforme a natureza dos leitos necessários. No último domingo, por exemplo, foram comprados três leitos de UTI privados em hospital da cidade para atender a demanda de pacientes pediátricos pelo SUS. Também há a possibilidade de compra de leitos em hospitais de outros municípios, contudo, familiares nem sempre aceitam a transferência para outra localidade”.

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Ferrugem comemora 10 anos de carreira com show especial em Caxias do Sul

No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…

59 minutos ago

Com estoques críticos, Hemocentro de Caxias do Sul mantém atendimento sexta (2) e sábado (3)

Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue

1 hora ago

Da Tempestade à Ação: Construindo Futuros Possíveis

Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…

2 horas ago

EGR prevê 120% de aumento no trânsito da Serra Gaúcha no Dia do Trabalhador

A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…

2 horas ago

PM de Caxias do Sul segue hospitalizado após explosão em Porto Alegre e precisa de doação de sangue

Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…

2 horas ago

Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal é criada em Bento Gonçalves

Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…

2 horas ago

This website uses cookies.