Cidades

Mais de 700 mil alunos retornam às aulas nas 2,3 mil escolas da Rede Estadual

O recesso escolar ocorre entre 22 de julho e 2 de agosto, e o encerramento do ano letivo ocorre em 20 de dezembro

Mais de 700 mil alunos retornam às aulas nas 2,3 mil escolas da Rede Estadual Mais de 700 mil alunos retornam às aulas nas 2,3 mil escolas da Rede Estadual Mais de 700 mil alunos retornam às aulas nas 2,3 mil escolas da Rede Estadual Mais de 700 mil alunos retornam às aulas nas 2,3 mil escolas da Rede Estadual
Mais de 700 mil alunos retornam às aulas nas 2,3 mil escolas da Rede Estadual
Foto: Arquivo Leouve

As aulas na Rede Estadual iniciam a partir de segunda-feira (19) no Rio Grande do Sul. As 2.342 escolas estaduais realizarão o acolhimento de mais de 700 mil alunos já matriculados. O recesso escolar ocorre entre 22 de julho e 2 de agosto, e o encerramento do ano letivo ocorre em 20 de dezembro.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, ressalta a importância do acolhimento de alunos, professores e servidores neste primeiro momento, mas, também, enaltece os esforços do governo do Estado para fortalecer as políticas públicas educacionais que serão destaque no ano letivo de 2024. “Este é um ano letivo de consolidação das principais políticas públicas do Estado. De combate à evasão, de criar um ambiente seguro para crianças e jovens com o combate à violência escolar, de inauguração de novas obras que garantem a qualificação do ensino e do avanço do Ensino Médio em Tempo Integral, que vai preparar nossos jovens para suas futuras profissões e para o mundo do trabalho. Por tudo isso, tenho certeza de que teremos um grande e maravilhoso ano para a nossa Rede Estadual. Que todos sintam-se acolhidos desde já. Que tenhamos um ótimo ano letivo”, destaca.

Como novidades, a Secretaria Estadual da Educação, traz, em 2024, a ampliação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, ação prioritária do governo. A iniciativa busca garantir novas oportunidades de aprendizagem e protagonismo a todos os jovens da rede de ensino. O novo modelo apresenta uma proposta pedagógica multidimensional, integrada às dinâmicas da atualidade e ao desenvolvimento das competências cognitivas socioemocionais. O sistema foi ampliado, com a adesão, em 2024, de mais 94 unidades de ensino, passando de 111 para 205 instituições em tempo integral.

Com Governo do Estado