Geral

Mais de 200 pessoas morrem durante ataques em hotéis e igrejas no Sri Lanka

Pelo menos 207 pessoas morreram em uma série de atentados com explosivos contra quatro hotéis de luxo, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka, onde fiéis celebravam a missa de Páscoa neste domingo, 21.

Entre os mortos, nove são estrangeiros, segundo as últimas informações. Há aproximadamente 450 feridos. O governo decretou estado de emergência em todo o país e impôs toque de recolher por tempo indeterminado, temendo novos ataques. Segundo a polícia, ao menos dois homens-bombas participaram das explosões.

As primeiras explosões aconteceram de forma coordenada em ao menos três hotéis de luxo de Colombo, capital de Sri Lanka, em uma igreja também da capital e outra em Katana, zona oeste do país. A terceira igreja atingida fica em Batticaloa, na zona leste da ilha, segundo Ruwan Gunasekara, porta-voz da polícia do Sri Lanka.

Horas mais tarde, uma outra explosão foi registrada em um pequeno hotel próximo a um zoológico de Dehiwala, na capital, e matou pelo menos duas pessoas. A última detonação aconteceu em um complexo de casas na região de Dermatagoda, também em Colombo. Nesta, pelo menos três policiais foram mortos, segundo o secretário de Defesa, Hemasiri Fernando. De acordo com a polícia, a explosão foi causada por um homem-bomba.

O ministro das Reformas Econômicas e Distribuição Pública, Harsha de Silva, escreveu no Twitter que as duas explosões parecem que foram “causadas por pessoas que fogem da justiça”. O ministro de Defesa, Ruwan Wijewardene, afirmou em entrevista coletiva que serão tomadas “medidas contra qualquer grupo extremista que estiver operando” no Sri Lanka. Por enquanto, nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques.

O primeiro-ministro do país, Ranil Wickremesinghe, liderou uma reunião de emergência com altos comandantes das forças de segurança e outros membros do governo. Harsha de Silva, que estava no encontro, deu detalhes no Twitter. Ele pediu “calma” e “atuação com responsabilidade”, ao mesmo tempo em que se mostrou comovido pelo que tinha visto após visitar vários locais do atentado.

O arcebispo de Colombo, Malcom Ranjit, pediu às autoridades que “castiguem sem piedade” os responsáveis pelos atentados deste domingo. “Quero pedir ao governo que conduza uma investigação sólida e imparcial para determinar os responsáveis por este ato. E também que os castigue sem piedade, pois apenas animais podem se comportar assim”, declarou.

Fonte: Estadão

Mauro Teixeira

Recent Posts

Governo do RS destina R$ 11,3 milhões ao Fundovitis na abertura da Wine South America, em Bento Gonçalves

A feira, que ocorre de 6 a 8 de maio, reúne expositores e compradores do…

5 horas ago

Receita Estadual do RS deflagra operação contra sonegação de ICMS no setor de tintas

Operação Occultare V para reprimir fraude fiscal no pagamento de ICMS de empresas localizadas na…

5 horas ago

Semana da Comunicação da Câmara de Caxias do Sul debaterá os impactos da informação

Evento ocorre entre os dias 12 e 16 de maio na cidade, gratuito e aberto…

5 horas ago

Dia D da Campanha do Agasalho será neste sábado (10) em Flores da Cunha

Ação é uma realização da Prefeitura de Flores da Cunha, em parceria com a Rádio…

6 horas ago

Garibaldi recebe Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas e reforça protagonismo da Serra Gaúcha

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Itália, Espanha e Alemanha já confirmaram presença no…

6 horas ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (06)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (06), cinco loterias

7 horas ago

This website uses cookies.