Geral

Mais de 130 pessoas participaram do 1º Seminário Umbandista em Caxias do Sul

Na tarde deste sábado (8), ocorreu o 1º Seminário Ubuntu Afro Umbandista de 2022, na Sala de sessões Deputado Nadyr Rosseti, na Câmera de Vereadores de Caxias do Sul. Ao todo, foram cerca de quatro horas de conhecimento e bate-papo que reuniram mais de 130 pessoas de toda a Serra Gaúcha.

Integrantes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Educação tiraram dúvidas e conversaram com os líderes das associações afro-umbandistas de Caxias do Sul. De acordo com o presidente do Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha – CONSUSG, organizador do evento, Pai Mateus de Ogum, o primeiro seminário superou expectativas.

“Na minha visão superamos as expectativas, como foi o primeiro, adentramos para angariar experiência, com temas bastante pertinentes, tivemos uma participação maciça, inclusive nas perguntas. Todos os temas tem a mesma importância, prevenção, segurança, conceito ecológico, dentre outros discutidos.”

O integrante do CONSUSG, Carlos Moisés Schinato, destaca a importância de participar desse evento. Para ele foi um marco, reunir os adeptos a religião, falar de assuntos pertinentes e aproximar a educação, a segurança e as questões religiosas. O primeiro seminário também, segundo Moisés, serviu para mostrar a identidade da religião para todos.

Outro participante do CONSUSG, Erikson de Souza, salientou sobre os paradigmas e a desmistificação da religião. Portanto, ele convida que a população em geral, participe dos eventos e conheça a religião Umbanda. Souza colocou os terreiros de portas abertas para que a essência possa ser mostrada. E, outro ponto destacado por ele é a educação, o objetivo é levar todas as religiões para dentro da escola, o conhecimento, segundo ele, é a base de tudo.

Fábio Boff, também integrante do conselho ressaltou a intolerância que a religião ainda sofre. Boff acredita que o seminário foi uma forma de mostrar que eles também tem preocupações sociais e ambientais. O primeiro seminário Ubuntu Afro Umbandista de 2022, na visão dos integrantes do conselho, serviu para equilibrar a religião dentro e fora da comunidade. Aos que já participam foi um modo de uni-los, buscando segurança e prevenindo situações. Já os que vem de fora foi um evento de conhecimento, de educação e de identidade da religião.

No dia 15 de novembro, haverá uma caminhada para comemorar o Dia Nacional da Umbanda, o evento está em planejamento e será divulgado em breve.

Confira a entrevista completa com os integrantes do CONSUSG

Imagens divulgadas pelo Consusg

Foto: Consusg / Especial Leouve

Imagens Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Paula Brunetto

Recent Posts

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

6 minutos ago

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

26 minutos ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

2 horas ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

2 horas ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

3 horas ago

This website uses cookies.