Mais de 100 famílias ficam desabrigadas após enchente, em Iraí Foto: Joniel Bortolozo / Divulgação
O município de Iraí, localizado no Norte do Rio Grande do Sul, também enfrenta transtornos devido à cheia do rio Uruguai. Por conta disso, a Administração Municipal vai decretar situação de emergência nesta segunda-feira, dia 9. O prefeito Antônio Vilson Bernardi confirmou que está finalizando o documento neste domingo.
As águas invadiram principalmente a área urbana. Conforme a Defesa Civil municipal, cerca de 100 famílias foram retiradas de suas residências, uma família foi para um local público e as demais para casas de parentes, vizinhos ou amigos.
A coordenadora da Defesa Civil no município de Iraí e secretária de Assistência Social, Roselei Gheno, disse que a situação é monitorada constantemente. No momento, o nível do rio encontra-se estável.
“Estamos atentos a qualquer alteração. Destacamos ainda o apoio dos funcionários da prefeitura e voluntários na remoção das famílias atingidas”, reforçou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Iraí está recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e utensílios.
Após horas subindo, o nível do Rio Taquari finalmente começou a mostrar sinais de estabilização em Estrela e região. No domingo (8), por volta das 12h30, o rio registrou 21,81m, um aumento de 8,81m acima do seu nível normal, que é de 13m. Agora, 15h30min, o Rio Taquari está reduzindo lentamente e marca 21m72cm.
As fortes chuvas, especialmente na Serra e nas cabeceiras do Rio Taquari, iniciadas na tarde de sexta-feira (6), são as responsáveis por essa elevação. Medidas tomadas em diferentes pontos mostram a variação do nível do rio. Veja volume máximo em cada ponto de referência do Serviço Geológico do Brasil.
Devido ao alagamento, 24 famílias em Lajeado, totalizando 66 pessoas, tiveram que ser removidas de suas casas entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. Por outro lado, em Cruzeiro do Sul e Muçum, não houve registro de famílias deslocadas. Em Estrela, uma pessoa que vive no Bairro Boa União optou por ficar na casa de parentes.
A estabilização do rio já era esperada, considerando que a enchente na região é reflexo das águas vindas das cabeceiras, como em Santa Tereza, um ponto crucial para monitorar enchentes no Vale do Taquari.
O pico registrado em Santa Tereza nesta cheia foi de 16,50m às 23h15 de sábado (7). Historicamente, após estabilização em Santa Tereza, os efeitos são sentidos em Encantado em aproximadamente 6 horas e em Lajeado e Estrela em cerca de 12 horas.
Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…
Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…
Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
This website uses cookies.