Geral

Magazine Luiza (MGLU3): Após cair 80%, ação continua cara, diz analista; “Precisa entregar muito”

A vida dos investidores do Magazine Luiza (MGLU3) não está fácil. A ação, que desmoronou no ano passado, continua em forte queda em 2022. O papel já acumula tombo de 45% neste ano. Desde sua máxima, em meados de julho de 2021, o Magalu derreteu 80%. Segundo o sócio da gestora carioca 051 Capital, Flávio Aragão, há um alçapão no fundo do poço das ações do Magazine Luiza.

“Mesmo caindo 80%, ela segue uma empresa negociada a múltiplos absurdos, muito acima do valor patrimonial. É uma empresa cara”, afirma em entrevista ao Money Times.

Para ele, o problema está nos resultados. O varejista tem queimado caixa em meio à alta dos custos, explica. Ele classifica as operações do varejista como “terríveis”. “O Magalu tem um bom caixa, porém está precisando entregar muito crescimento e resultados para os seus acionistas”, completa.

De acordo com dados do BTG Pactual, nas cotações de 16 de maio, o Magazine Luiza exibia um preço sobre lucro (P/L) de 112,7 vezes, mais caro que no ano passado, quando tinha P/L de 89 vezes. O preço sobre lucro mede o tempo que o investidor levará para recuperar seus investimentos. Quanto menor o indicador, mais baratas as ações.

1º trimestre do Magazine Luiza
O resultado do primeiro trimestre, que poderia ser um gatilho para as ações, ajudou os papéis a caírem mais. Ainda que a empresa tenha conseguido repassar os custos da inflação aos clientes, não houve ganho de alavancagem operacional na comparação anual que, combinado com elevação das despesas financeiras líquidas e outros efeitos não recorrentes, resultou em prejuízo, lembra o BB Investimentos.

“A nosso ver, além do impacto negativo decorrente do cenário macroeconômico para o segmento de bens duráveis, com inflação e taxa de juros elevadas, o desempenho das ações da companhia reflete também a preocupação dos investidores com a capacidade de manutenção de crescimento com rentabilidade, diante da acirrada concorrência e da necessidade de investimentos em serviços para se destacar frente aos pares pressionando margem operacional”, coloca Georgia Jorge, do BB.

Após os números, a corretora rebaixou a recomendação de compra para neutra, mas manteve o preço-alvo em R$ 7,50, embora ressalte que os números do primeiro trimestre e o cenário macroeconômico não foram incorporados ao valor.

Não continuará fácil
O atual cenário econômico não mudará da noite para o dia e continuará até, pelo menos, o fim do ano. Segundo o BTG, três fatores pesam para a ação:

desaceleração no e-commerce local, também impactado pela reabertura total das operações de lojas físicas;
concorrência de players nacionais e internacionais (mais descontos, subsídios e CAC crescente); e
preocupações com margens sustentáveis para os players de e-commerce, dada a perspectiva mais competitiva à frente.
Mesmo assim, os analistas do BTG estão otimistas com a empresa no longo prazo.

Segundo a equipe de análise, o e-commerce continua sendo uma tese estrutural positiva, “mas com grande ruído de curto prazo, ao qual o Magazine Luiza está altamente exposto, enquanto a recuperação nas vendas de lojas físicas também deve ser fundamental para um re-rating”, coloca.

Maicon Rech

Recent Posts

Mulher é presa com mais de 2kg de drogas em Bento Gonçalves

A jovem de 24 anos foi flagrada no bairro São Roque com cocaína, maconha, balanças…

5 minutos ago

Farroupilha terá fumacê contra a dengue no bairro Monte Verde após caso confirmado

Ação visa eliminar os possíveis mosquitos adultos e interromper a transmissão da doença

45 minutos ago

Influenciadora digital de Carlos Barbosa relata que foi esfaqueada pela babá da filha

Bruna Tramontina Paludo fez um desabafo nas redes sociais nesta semana, pedindo ajuda após informar…

46 minutos ago

Horóscopo para sexta-feira, 2 de maio: Lua em Virgem pede organização de ideias e emoções

A sexta-feira chega com a Lua em Virgem em trígono com Júpiter, trazendo uma energia…

1 hora ago

Dupla é presa com armas, colete e carros roubados em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Adolescente de 17 anos e homem de 35 foram flagrados com armas, munições e colete…

2 horas ago

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

2 horas ago

This website uses cookies.