Cidades

Lorete Maria Calza Paludo recebe título de Cidadã Benemérita de Flores da Cunha

Ela nasceu no Travessão Aquidaban, na Linha Cem, e faz parte da vida cultural, política e educacional do município

Lorete Maria Calza Paludo recebe título de Cidadã Benemérita de Flores da Cunha Lorete Maria Calza Paludo recebe título de Cidadã Benemérita de Flores da Cunha Lorete Maria Calza Paludo recebe título de Cidadã Benemérita de Flores da Cunha Lorete Maria Calza Paludo recebe título de Cidadã Benemérita de Flores da Cunha
Professora Lorete Maria Calza Paludo recebe título de Cidadã Benemérita de Flores da Cunha
Foto: Luizinho Bebber

Uma pessoa alegre, extrovertida e sempre disposta a aprender e a ensinar. Assim é Lorete Maria Calza Paludo, que recebeu o Certificado de Cidadã Benemérita na quinta-feira, dia 18, em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha.

“Ainda estou em estado de graça”, disse Lorete a reportagem do Portal Leouve.  “Estou muito feliz. Foi um dos momentos mais importantes da minha vida. Quero agradecer a Bancada do MDB e a todos os vereadores que aprovaram essa homenagem”, falou a florense.

O Coro Municipal esteve presente na ocasião e entoou algumas canções, emocionando o público presente que lotou o plenário.

Câmara de Vereadores transmitiu a Sessão Solene pelo Facebook e YouTube.

Um pouco sobre a vida e trajetória da professora Lorete

Filha de Jaime Calza e Lourdes Galiotto Calza, Lorete nasceu em 19 de julho de 1973, no Travessão Aquidaban, na Linha Cem de Flores da Cunha. Ela é graduada em Estudos Sociais e História e atuou como professora por quase 30 anos, marcando a vida escolar de centenas de alunos florenses.

Sua trajetória foi escrita, grande parte, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Rafael, onde exerceu as funções de professora, vice-diretora e diretora. Chegou a ser, inclusive, coordenadora do projeto Astro – Festival de Cinema Estudantil, do Festival de Poesia, e da Banda São Rafael. Mas não se pode deixar de falar da atuação de Lorete no Grupo Educacional Mutirão (EJA), Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Audaz e Question (Cursos Pré-vestibular).

Na área política, a florense ocupou o cargo de diretora do Departamento de Cultura, período no qual ganhou destaque a reformulação da Feira do Livro e a criação do Conselho Municipal da Cultura. Desde 2016, Lorete é diretora da Associação dos Amigos do Museu, entidade que realiza a Note de Ciàcole e atua nos diversos tombamentos realizados no município, como o Cemitério Campo Santo dos Imigrantes, Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, e Campanário da Igreja Matriz Nossa Sra. de Lourdes.

Como uma das figuras mais relevantes da propagação do Talian, a língua co-ofical do município, a professora e historiadora também apresenta o web programa semanal Parla Talian, que tem o objetivo de resgatar as raízes da nossa tradição. Lorete é viúva há 34 anos de Jairo Francisco Paludo, com o qual teve os filhos, Cesar Augusto e Anai Francisca Paludo. Hoje também é avó de Murilo e do pequeno Luciano.

*Com informações da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha