Geral

Leitura do processo de cassação de Daniel Guerra entra madrugada a dentro

Já são mais de 17 horas de leitura do processo de impeachment do prefeito Daniel Guerra, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A leitura iniciou às 9h14min da manhã desta sexta-feira (20), e entrou madrugada a dentro de sábado (21). Até por volta da 2h foram lidas apenas 506 das 3.969 páginas da peça que compõe todo o processo.

A leitura de toda peça processual foi solicitada pela Procuradora-geral de Caxias do Sul e representante de Daniel Guerra no processo de impeachment, Cássia Kuhn, em razão do suplente Adriano Bressan, ter assumido a votação no lugar da vereadora Gladis Frizzo as vésperas do início do processo abrindo brecha pela leitura de todo o processo.

Enquanto alguns parlamentares se revezam para ler a peça processual, outros reforçam seus a ideia de que não há necessidade da leitura. O presidente da câmara, Flávio Cassina (PTB), questionou a leitura considerando uma forma da defesa ganhar tempo.

Quanto ao córum mínimo de vereadores é de oito para a sequência da sessão. Devem passar a madrugada fazendo o revezamento da leitura, os vereadores Elói Frizzo(PSB), Renato Oliveira (PC do B), Adriano Bressan (MDB), Paulo Périco (MDB), Tatiene Frizzo (Solidariedade), Felipe Gremelemeier (MDB), Alberto Meneguzzi (PSB), Ricardo Daneluz (PDT), Paula Ióris (PSDB), Rafael Bueno (PDT), Renato Nunes (PR) e Elisandro Fiúza (REPUB).

Para a manutenção do quorum , os vereadores se organizam no “teste de resistência”, mantendo os vereadores mais jovens na sessão, já os vereadores com mais idade estão sendo liberados para o descanso e voltar durante a manhã deste sábado.

A tendência é de que nas próximas horas pelo menos mil páginas sejam poupadas de serem lidas em função de serem páginas repetidas em momentos anteriores. Conforme o vereador Elói Frizzo, a tendência é de que na segunda-feira (23), seja votada a cassação da leitura no STJ.

Já o vereador Rafael Bueno (PDT), acredita que a leitura termine antes em função da eliminação da leitura das páginas repetidas. Durante a sessão as “torcidas” de apoiadores do prefeito Daniel Guerra e contra seguem acompanhando a movimentação dos vereadores.

Mauro Teixeira

Recent Posts

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

1 minuto ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

35 minutos ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

47 minutos ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

2 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

3 horas ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

3 horas ago

This website uses cookies.