Geral

Litoral Norte poderá ter pontos estratégicos de testagem para Covid-19 no verão

Os municípios gaúchos que recebem aumento populacional no verão, como os do Litoral Norte, podem estar inseridos na terceira fase do projeto Testar RS da Secretaria Estadual da Saúde. O programa consiste em testagem diagnóstica de Covid-19.

Foi publicada portaria da Secretaria da Saúde (SES) 815, que regulamenta o repasse de R$ 30 mil em parcela única para os municípios do Litoral, da Serra e da Fronteira aderirem a nova fase.

De acordo com a Secretaria da Saúde, essa fase tem objetivo de testar a população por livre demanda, independentemente de a pessoa apresentar sintomas da doença, e em locais de grande movimento. O espaço deverá funcionar entre dezembro e março, nos horários e dias mais estratégicos, de acordo com a realidade local.

As equipes municipais que trabalharem nestes pontos precisam garantir agilidade no atendimento, separar pessoas sintomáticas das assintomáticas, e realizar todos os protocolos de isolamento de possíveis casos positivos.

A secretária da saúde, Arita Bergmann, falou durante a apresentação do projeto que ocorreu na quinta-feira (25) para os coordenadores regionais de Saúde e os gestores municipais que “Precisamos, mais do que nunca, reforçar a vigilância e identificar onde o vírus está circulando para que não ocorra no Brasil e o no Rio Grande do Sul o que estamos vendo nos países da Europa, que estão com um novo pico da covid-19. É um momento de muito trabalho”, disse.

O exame aplicado será o teste rápido de antígeno. O Rio Grande do Sul recebeu 148 mil testes do Ministério da Saúde para esse fim, e a SES realizou a compra de mais 320 mil testes.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, o teste de antígeno é uma forma eficaz e barata de rastreamento. A testagem em larga escala por livre demanda da população é uma proposta utilizada mundialmente.

Esta fase do Testar RS está vinculada ao Projeto Verão Total 2021/2022, que engloba ações da gestão estadual em municípios que recebem grande contingente populacional no período de veraneio.

O projeto Testar foi criado em julho de 2020 para ampliar o teste diagnóstico de covid-19 com exames de RT-PCR de biologia molecular. A segunda fase do projeto foi implementada em agosto de 2020, com a criação de centrais regionais e municipais de triagem, descentralizando os testes do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

A partir de junho deste ano, começou a utilização de testes rápidos de antígeno, além de RT-PCR. A terceira fase do projeto, iniciada nesta quinta-feira (25), prevê a utilização de testes rápidos para detecção de casos assintomáticos em locais de grande circulação de pessoas.

Informações: Litoral na Rede

Luiza Fim

Curiosa pelo mundo e apaixonada em comunicar. Vieses e cotidianos caxienses.

Recent Posts

Inclusão do Aeroporto de Vila Oliva no PAC acelera novas etapas em Caxias do Sul

Após a liberação dos recursos do PAC e da validação do projeto de infraestrutura pela…

4 minutos ago

Identificado motociclista encontrado morto após acidente na ERS-444, em Bento Gonçalves

Homem de 34 anos foi localizado em um córrego no Vale dos Vinhedos; causas do…

1 hora ago

Sem Volta Para o Futuro

Não vamos mentir, a gente ama e odeia a tecnologia.

1 hora ago

Lagoa do Parque Oásis receberá mutirão de limpeza em Caxias do Sul

População da região tem reclamado do forte odor vindo da água e a preocupação com…

1 hora ago

Cardeais se reúnem no Vaticano para o conclave que escolherá o novo papa

O isolamento já começou: os sinais de telefonia serão cortados para impedir qualquer influência externa

2 horas ago

Empresárias são homenageadas na 21ª edição do Mérito Empreendedora da CIC Caxias

Evento reconheceu quatro líderes femininas nas áreas da indústria, comércio, serviços e educação em noite…

3 horas ago

This website uses cookies.