Geral

Linha 6 da Leopoldina, em Bento Gonçalves, receberá trabalho emergencial de drenagem nos próximos dias

Na região da Linha 6 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, que hoje se encontra interditada por questão de segurança, nos próximos dias será feito um trabalho emergencial de drenagem para escoar a água do solo e evitar um possível deslizamento. Posteriormente, também será realizada uma sondagem do solo para determinar sua composição e resistência.

O trabalho será feito na área onde se encontra o cemitério da localidade e nos terrenos vizinhos, que compreendem a rua Maria Oselame Longui. Somente após a conclusão da drenagem e da sondagem será possível avaliar as condições do solo.

Na terça-feira (28), o Instituto de Planejamento Urbano (Ipurb) realizou uma reunião com os moradores para informá-los sobre as ações previstas. A comunidade também foi alertada sobre evidências de deslocamento do solo na região.

A reunião contou com a presença do engenheiro geotécnico Anderson Fonine, do secretário de Governo Márcio Possamai, da diretora do IPURB Melissa Bertoletti, do secretário de Agricultura Mauro Villa, do subprefeito do Vale dos Vinhedos José Altamir Ronsani e do vereador Volnei Christófoli.

O engenheiro geotécnico, Anderson Fonine, participou da reunião e explicou sobre o trabalho que será realizado:

“Neste primeiro momento vamos tentar reduzir os riscos com relação a novos possíveis deslizamentos. Será aplicado medidas mitigatórias, de caráter de drenagem, que é possível fazer agora. E na sequência, enquanto vai ser implantado esse sistema de drenagem, será executado um plano de sondagem nas áreas, para determinar a estratigrafia e conseguir fazer um diagnostico geotécnico preciso em relação ao tipo de movimento que aconteceu, embasando ações futuras e definitivas para estabilizar a área”, declarou o engenheiro.

A diretora do Ipurb, Melissa Bertoletti, destaca que essa medida emergencial é importante, pois essas valas de drenagem nas terras irão ajudar a secar a água toda que está acumulada no local. Segundo ela, todo trabalho é acompanhado por engenheiros e geólogos para garantir a segurança das operações.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Chaminé que anunciará a escolha do novo papa é instalada na Capela Sistina, no Vaticano

Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…

1 hora ago

Dois homens são presos com armas e drogas em pomar de Vacaria

Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…

2 horas ago

Edenilson e Villasanti preocupam departamento médico do Grêmio

Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor

2 horas ago

Caxias treina com o objetivo de vencer a primeira fora de casa na Série C

Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante

2 horas ago

Inter pode ter a volta de Carbonero diante do Corinthians

Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.

2 horas ago

Dois atletas retornam aos treinos do Juventude após nove meses afastados

Após lesões ligamentares, Caíque e Peixoto foram observados em jogo-treino

2 horas ago

This website uses cookies.