Geral

Licitação para o Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, pode ser aberta em junho

Na agenda realizada em Brasília, nesta terça-feira (23), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) esteve na Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (SAC). Também estavam presentes à reunião, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior; e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), Celestino Loro. O tema da reunião foi o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que vai ser construído no distrito de Vila Oliva.

A delegação foi recebida pelo coordenador geral de Projetos Aeroportuários, Márcio Maffili Fernandes. Ele informou que o órgão aguarda que o Município envie o projeto de infraestrutura do sítio aeroportuário. A assessoria do Executivo confirmou que o material vai ser encaminhado nesta sexta-feira (26). Este foi o prazo dado pela empresa vencedora da licitação, a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda. Depois disso, a SAC tem até 30 dias para emitir o parecer.

“Estando tudo certo, que deverá estar, porque a equipe da SAC acompanha desde o início, o projeto estará apto para ser licitado. Importante destacar que Maffili nos disse que o projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha é o mais importante projeto de aeroporto regional na SAC e tem seus recursos assegurados via PAC”, revelou o prefeito Adiló.

O presidente da CIC reforça o engajamento aos projetos de melhoria da infraestrutura de transporte de Caxias e região da Serra.

“A comunidade empresarial tem todo o interesse nessa solução logística fundamental para o desenvolvimento da Serra Gaúcha e estratégica para todo o estado gaúcho, uma vez que se trata do maior projeto de aviação civil e regional no país. Uma demanda que pleiteamos por décadas”, destaca Loro.

Na sequência, a comitiva esteve na Gerência de Controle e Fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), onde trataram sobre melhorias no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. As autoridades caxienses se reuniram com o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Marcos Roberto Eurich; o assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Guilherme Couto; e o vice-presidente de operações da Orion Aeroportos (consultoria contratada para assessoria técnica para as adequações apontadas pela ANAC em vistoria no ano passado), Clairton Hammer. A intenção foi apresentar o Plano de Ações Corretivas, que visam adequar e aperfeiçoar a unidade aeroportuária.

Outras agendas

  • Congresso Nacional: entrega do Guia de Captação de Recursos (Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, e articulação de verbas para o projeto Aeromédico do SAMU;
  • Ministério dos Transportes e Infraestrutura: projetos do viaduto da BR-116 com a Perimetral Norte (R$ 50 milhões), e duplicação de 960m da BR-116 no perímetro urbano;
  • Ministério das Cidades: liberação de verbas para a construção de tanques de contenção (piscinões).
Fernando Santos

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

2 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

2 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

2 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

3 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

3 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

3 horas ago

This website uses cookies.