Geral

Licença maternidade será garantida para quem adotar adolescentes de até 18 anos

Um projeto de lei aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal prevê que mulheres que adotarem adolescentes de até 18 anos de idade, terão direito à licença maternidade remunerada pelo prazo de quatro meses. Atualmente, essa licença só é concedida para trabalhadoras do setor privado que adotam crianças de até 12 anos de idade. A medida deve alterar a lei de benefícios da Previdência Social.

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça, mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em mais de 4.5 mil unidades no país. Deste total, mais de cinco mil estão aptas a serem adotadas.

A senadora Leila Barros (Sem partido-DF), destacou que o Estado precisa dar mais relevância para todas as formas de adoção, principalmente às de adolescentes. Para ela, a medida vai fomentar a adoção desses jovens no país. “Em termos econômicos e financeiros, espera-se reduzir o impacto da medida, uma vez que o número de adoções ainda é baixo. Em 2017, de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, ocorreram em torno de 1.142 mil adoções no Brasil. Percebe-se que o impacto na concessão do salário- maternidade, no caso em exame, deve ser pequeno. Por fim, cabe registrar que a proposição irá facilitar os processos de adoção de adolescentes, ao possibilitar ao adotante o usufruto da licença maternidade e a percepção do salário maternidade sem prejuízo de garantia do emprego, e sem discriminar a adoção em qualquer idade da criança e do adolescente, proporcionando o estreitamento dos laços afetivos entre o adotante e o adotando”, disse.

O texto do projeto de lei já passou pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e agora será apreciado na Câmara dos Deputados, caso não haja recurso em plenário. Se for aprovado pelos deputados sem alteração, o PL segue para a sanção presidencial.

Redação Leouve

Recent Posts

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

1 hora ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

2 horas ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

3 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

3 horas ago

3 erros ao tentar espantar cobras do quintal que podem aumentar o perigo

Saiba quais são os 3 erros mais perigosos ao tentar espantar cobras do quintal e…

4 horas ago

Como tirar mancha de graxa da roupa com um ingrediente que você tem em casa

Descubra como tirar mancha de graxa da roupa usando detergente neutro. Técnica fácil, rápida e…

4 horas ago

This website uses cookies.