Geral

Lei que proíbe soltura de fogos de artifício com estampido é sancionada em Caxias do Sul e Farroupilha

Reportagem: Diego Pereira e Eduardo Garcia

As festividades de fim de ano, especialmente no Ano-Novo, e outras comemorações, principalmente ligadas ao mundo do futebol, resultam, muitas vezes, na queima de fogos de artifício por parte da população. Apesar da quantidade ter diminuído nos últimos anos, o fato ainda continua sendo registrado, apesar de já existir legislação estadual sobre o tema. 

Ocorre que em duas cidades da Serra Gaúcha a soltura de fogos com estampido, ou seja, que emitem efeitos sonoros, foi proibida recentemente pelas Casas Legislativas de Caxias do Sul e Farroupilha.

Nos dois municípios essa decisão foi tomada no último dia 12 de dezembro e foi sancionada pelos respectivos prefeitos no início deste ano. Em Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) sancionou a lei complementar 750, que acrescenta à lei 632/2020, a proibição da queima e utilização de fogos de artifício ruidosos nas áreas urbanas da cidade.

Consideram-se fogos de artifício ruidosos, as bombas, os morteiros, os rojões, o rojão de vareta, o “treme terra” e/ou qualquer outro que ocasione forte poluição sonora por meio de estouros e estampidos. O não cumprimento da legislação acarretará multa de 150 VRMs (Valor de Referência Municipal). Em Caxias, cada VRM, desde o dia 1º de janeiro, vale R$ 44,97. Ou seja, o valor da infração é de R$6.745,50 e dobra em caso de reincidência. A lei complementar é de autoria do vereador Alexandre Bortoluz (PP).

Questionado como será a fiscalização em Caxias do Sul, o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), João Uez, explicou que a partir da sanção será trabalhado internamente na pasta a busca por viabilizar o máximo possível a questão fiscalizatória: “A gente sabe que é uma questão complexa de se fiscalizar, uma vez que tem que se pegar no ato da soltura do foguete, não podendo ser posterior, pois não tem como fazer a comprovação. Mas serão estabelecidas algumas questões fiscalizatórias e regras internas para se dar uma resposta imediata a população“, garantiu ele.

Já em Farroupilha, o prefeito Fabiano Feltrin (PP) sancionou a lei, que foi publicada no Diário do Município desta terça-feira (2). O autor da lei complementar foi o vereador Juliano Baumgarten (PSB). Em contato com o secretário de Gestão e Governo do município, Thiago Galvan, foi repassado a reportagem do Portal Leouve que sobre a questão da fiscalização: “No município, existe a ouvidoria, meio por qual se pode receber denúncia desse tipo de infração, para que possam ser adotadas as medidas previstas em lei, uma vez que seja possível identificar o infrator”.

Ainda, até o momento não se identificou nenhuma necessidade de adoção de procedimento específico, porém, segundo o titular da pasta: “Nada impede que seja adotado algum plano ou medida caso essa secretaria identifique necessária, sempre com apoio dos órgãos de segurança”.

Confira também: Veterinária dá dicas de como reduzir o estresse de pets com os fogos de artifício no fim do ano

Eduardo Garcia

Recent Posts

Mais de 10 grupos manifestam interesse em construir creches em Caxias do Sul

Projeto da PPP da Educação Infantil está sendo apresentado em São Paulo; entrega de propostas…

13 minutos ago

Eduardo Leite critica restrições à cidadania italiana e defende vínculos culturais da Serra Gaúcha com a Itália

Durante abertura de evento em Bento Gonçalves, governador afirmou conversou com o embaixador da Itália…

53 minutos ago

Horóscopo para quinta-feira, 8 de maio: dia de recomeços e decisões firmes

Veja o horóscopo para quinta-feira, 8 de maio com previsões completas sobre amor, trabalho e…

1 hora ago

Miolo recebe convidados para apresentar novos vinhos e seu quinto terroir

Do Vale dos Vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes, grupo lança novos rótulos e…

2 horas ago

Suspeito de aplicar golpes em empresários de Garibaldi e Bento Gonçalves é preso em Goiás

Homem usava tornozeleira eletrônica e criava perfis falsos para extorquir vítimas; polícia apreendeu celulares, chips…

2 horas ago

Guardas Municipais são denunciados por torturar motociclista durante abordagem em Vacaria

Segundo o promotor Gustavo Ritter, os guardas usaram força exagerada ao abordar o jovem, que…

3 horas ago

This website uses cookies.