Geral

Lei que muda regras para laqueadura e vasectomia entra em vigor

A nova Lei que dispensa o consentimento do cônjuge para autorização dos métodos de esterilização cirúrgica, laqueadura e vasectomia, traz mudanças para a realização dos procedimentos. A partir deste mês, a nova legislação entra em vigor. Entre as mudanças, a Lei 14.443/2022 reduz para 21 anos a idade mínima na realização dos procedimentos no país. Antes, era 25 anos. Essa idade mínima não exigida para quem tem, pelo menos, dois filhos vivos.

Para os casos de laqueadura, a mulher pode solicitar durante o período do parto, o que não era permitido na legislação de 1996. Porém, é preciso manifestar a vontade com pelo menos 60 dias de antecedência. Nessa nova configuração, está autorizada a esterilização somente por meio de laqueadura, vasectomia ou outro método cientificamente aceito, logo, é vedada a histerectomia (remoção do útero) e ooforectomia (retirada dos ovários).

Documento escrito e firmado

A legislação manteve ainda a exigência da vontade de realizar a cirurgia partir de documento escrito e firmado. Além disso, entre a manifestação da pretensão e a cirurgia, a pessoa interessada passará por aconselhamento com equipe médica quando receberá orientações sobre as vantagens, desvantagens, riscos e eficácia do procedimento. O objetivo é evitar a esterilização precoce.

Caso a esterilização seja realizada em desacordo com a lei, é prevista pena de dois a oito anos de reclusão e multa. A pena pode ser aumentada em um terço se ocorrer nas seguintes situações: durante o parto ou aborto sem manifestação prévia de 60 dias; com manifestação da vontade do esterilizado expressa durante a ocorrência de alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente; em cirurgias de histerectomia e ooforectomia; em pessoa absolutamente incapaz, sem autorização judicial e através de cesárea indicada exclusivamente para esterilização.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

6 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

7 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

7 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

8 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

9 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

9 horas ago

This website uses cookies.